PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: KLEBER NEVES MARQUES JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KLEBER NEVES MARQUES JUNIOR
DATA: 30/06/2021
HORA: 15:00
LOCAL: meet.google.com/htg-oumj-ugy
TÍTULO: “MASCULINIDADES BICHA”: TRAJETÓRIAS ESCOLARES DAS BICHAS NO ENSINO MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: Masculinidades. Cultura escolar e heteronormatividade. Juventudes bicha no Ensino Médio.
PÁGINAS: 90
RESUMO: As formas de viver fora do marco masculino hegemônico, em sua relação direta com os pressupostos da heteronormatividade em suas ferramentas teóricas, simbólicas e práticas, podem reverberar, rearticular e deslocar trajetórias bichas na escola por meio da sua cultura. Dessa maneira, o objetivo geral desse estudo é o de compreender como, nas trajetórias escolares de bichas estudantes do Ensino Médio, são forjadas as experiências de masculinidades. Para um delineamento mais apurado do que se pretende, o objetivo geral se desdobrou nos seguintes objetivos específicos: identificar como as bichas se constituem em meio à heteronormatividade das relações escolares do Ensino Médio; identificar e analisar como as bichas negociam suas identidades nas relações com educadores/as e seus pares de ambos os sexos no contexto estudantil do Ensino Médio; analisar que noções, saberes, atitudes e práticas constituem suas experiências subalternas na vivência escolar no Ensino Médio; e analisar os sentidos que atribuem às suas trajetórias escolares no Ensino Médio. A pesquisa está situada nos espaços dos Estudos de Masculinidades em suas interfaces com os Estudos de Gênero e os Estudos Culturais. Nessas definições, o estudo está dividido em três eixos temáticos: masculinidades – Raewyn Connell (1995; 2003; 2013; 2016), Elisabeth Badinter (1993); juventude, gênero e sexualidade – Juarez Dayrell (2003), Joel Birman (2009), Guacira Lopes Louro (1997; 2000; 2001; 2002; 2020); e cultura escolar e cultura da escola – Dominique Julia (2001), Jean Claude Forquin (1993), dentre outros/as autores/as. A partir dessa proposta, o estudo está direcionado para uma pesquisa do tipo qualitativa por meio do estudo de caso, que será realizada em uma escola da rede pública do município de João Pessoa, com estudantes que se auto identificam como bichas e estão cursando o Ensino Médio. Serão utilizados como instrumentos de produção de dados a observação participante e a entrevista semiestruturada tomando como aportes teóricos Lüdke e André (2018); Minayo (2008); Gil (2006) e outros/as. As informações produzidas serão sistematizadas por meio dos Núcleos de Significação – Aguiar e Ozella (2016; 2013).
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Interno - 2506180 - JEANE FELIX DA SILVA
Externo ao Programa - 3319360 - MARIA DA LUZ OLEGARIO
Externo à Instituição - JOÃO PAULO BALISCEI