PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: FLÁVIA MELINA AZEVÊDO VAZ DOS SANTOS

DISCENTE: FLÁVIA MELINA AZEVÊDO VAZ DOS SANTOS
DATA: 22/06/2021
LOCAL: https://meet.google.com/smn-atyt-bek
TÍTULO: O COMPONENTE CURRICULAR PROJETO DE VIDA COMO EXPERIÊNCIA FORMATIVA EM UMA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA - PB
PALAVRAS-CHAVES: Educação Integral. Projeto de Vida. Escola Cidadã. Juventudes.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO: Esta pesquisa se insere em estudos sobre experiências de Educação Integral no Brasil, especificamente, a implantação das Escolas Cidadãs Integrais (ECI’s) na Paraíba em 2016, vindo a se tornar Programa de Educação Integral em 2018. Neste sentido, o Ensino Médio passou por novos arranjos curriculares, sendo inserido o componente Projeto de Vida que, na Paraíba, é tido como aspecto central no modelo pedagógico das ECI’s. Desta forma, temos como objetivo central analisar como o Projeto de Vida se constitui enquanto um dispositivo didático-curricular de experiências formativas na Escola Cidadã Integral, partindo das seguintes problemáticas: o que os documentos reguladores de políticas educacionais nacionais e locais especificam sobre a Educação Integral e o componente Projeto de Vida? Quais as avaliações dos jovens sobre experiências vividas no Projeto de Vida? As discussões teóricas estão conduzidas pela dimensão histórica da Educação Integral (GADOTTI 2009; CAVALIERE, 2002, 2010; MOLL, 2012); construção do Ensino Médio para juventudes (DAYRELL, 2003; 2007; 2014; ARROYO, 2012; 2014); dimensões pedagógicas do Projeto de Vida (Diretrizes Estaduais, 2018,2019,2020; ICE, 2016a; 2016b; 2016c) e das orientações técnicas das Políticas Educacionais para o Ensino Médio (DCNEM, 2012; PNE, 2014; Novo Ensino Médio, 2017; BNCC, 2018). Utilizaremos a abordagem qualitativa, por permitir a investigação de elementos que constituem as relações humanas. Temos como método de pesquisa a Teoria Fundamentada, conforme as orientações de Charmaz (2009), sob a compreensão de que esta teoria permite a coleta de dados e sua análise serve como fio condutor de organização dos argumentos conceituais desde o início da pesquisa, construindo, simultaneamente, estruturação teórica com base em dados empíricos. Foi possível verificar a aceitação pelos (as) jovens acerca das mudanças no currículo, enquanto estavam na escola. Durante a interrupção das atividades presenciais em função da pandemia, demostram sentir saudade do contato cotidiano com colegas e equipe escolar. A pandemia impactou profundamente as dinâmicas escolares e o ensino no componente Projeto de Vida. Identificamos a ênfase na formação técnica, tendências neoliberais e infantis nas orientações curriculares para esse componente. No ensino remoto as disciplinas da base diversificada ficaram desprezados, para dar evidência aos conteúdos da base comum, com vista nos resultados do ENEM, o que escanteou o Projeto de Vida. Demonstrou-se importância de outros tempos e espaços educativos, por isso apontamos a Pedagogia Integradora como base teórico-metodológica para reforçar as lacunas deixadas com ênfase na concepção das aprendizagens e juventudes plurais.
Presidente - 1152512 - JOSÉ LEONARDO ROLIM DE LIMA SEVERO
Interno - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA