PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEXANDRE DE OLIVEIRA FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALEXANDRE DE OLIVEIRA FERREIRA
DATA: 02/06/2021
HORA: 09:00
LOCAL: meet.google.com/zov-bcqe-ioy
TÍTULO: Formação Docente no Brasil: Diagnóstico e Pressupostos do Projeto Societário nas Políticas Educacionais
PALAVRAS-CHAVES: FORMAÇÃO DOCENTE; POLÍTICAS; COTIDIANO; PROFISSÃO DOCENTE
PÁGINAS: 119
RESUMO: Este trabalho científico tem como finalidade e objeto de pesquisa pensar as políticas para a formação docente, com intuito de apresentar apontamentos que sejam desvelados como diagnóstico dos pressupostos da formação docente nas políticas educacionais. Configurando-se como categorias da pesquisa a política para formação, que perpassa e traduz a cultura dominante ao determinar a essência da formação humana por meio da profissão docente; a formação docente, enquanto plano legal e, essencialmente, como suas justificativas e fundamentos para ser; o cotidiano docente como forma de pensar e entender a vida dos professores que estão na prática do trabalho educacional no sentido de um posicionamento pedagógico. Assim, erguem-se como eixos temático-categóricos que estruturam a pesquisa a ser realizada, bem como os caminhos inicias realizados que foram construídos, tendo em vista os motivos que explicam a problemática pesquisa. As fontes para a investigação são os documentos oficiais que estão destacados na pesquisa a partir de dois entendimentos, que são: fontes primárias e secundárias. As fontes primárias se constituem como a resolução nº 2 de 2015, que institui as Diretrizes Para Formação Inicial e Continuada dos Profissionais da Educação (BRASIL, 2015) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica e Base Nacional Comum para a Formação de Professores da Educação Básica (BNC-Formação e BNC-Formação Continuada) (BRASIL, 2019 e 2020) e as secundárias são todos os antecedentes históricos das políticas para formação. Os fundamentos teóricos-metodológicos que conduzem esta pesquisa foram escolhidos por compreender que o objeto de investigação se compreenderam dentro de um processo em que posiciona a profissão docente na luta de classes por ser algo central no materialismo histórico dialético. Por tudo isso, o materialismo histórico dialético oportuniza o desvelamento do objetivo de pesquisa que é compreender os pressupostos do projeto societário, no qual têm encontrado espaço nas reformulações políticas para a docência, constituindo-se por meio da análise documental como fonte de pesquisa e fomento para refletir as justificativas das ações e pensamentos do projeto direcionado, pelas políticas educacionais no Brasil, à formação de professores e sua prática cotidiana.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1117638 - WILSON HONORATO ARAGAO
Interno - 338276 - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES
Interno - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA
Externo ao Programa - 1442321 - SWAMY DE PAULA LIMA SOARES
Externo à Instituição - LUIZ FERNANDES DOURADO