PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILA DE LOURDES CAVALCANTI PAIVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAMILA DE LOURDES CAVALCANTI PAIVA
DATA: 02/07/2021
LOCAL: Videochamada: https://meet.google.com/but-imzf-mmk
TÍTULO: OS DISCURSOS DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DA EJA NO ENFRENTAMENTO À HOMOFOBIA
PALAVRAS-CHAVES: Educação de Jovens e Adultos; Homofobia; Grupo Focal; Análise Crítica do Discurso.
RESUMO: O presente estudo tem como objetivo analisar os discursos que permeiam as práticas pedagógicas de professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em relação ao enfrentamento à homofobia no contexto escolar. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, para cuja geração de dados utilizaremos a técnica do grupo focal, fundamentada nos estudos de Gatti (2015). Optamos por propor um grupo focal, por se tratar de uma temática muito delicada de ser abordada e por esta técnica, quando conduzida de forma adequada, fazer surgir uma multiplicidade de pontos de vista e processos emocionais, devido ao contexto de interação criado, o que permite a captação de significados, que, com outros meios, poderiam ser mais difíceis de se manifestar. O grupo focal será realizado no formato de reunião virtual, devido à necessidade de medidas de segurança (visando à não propagação do Coronavírus), mediante distanciamento social, diante da pandemia da COVID-19 que estamos vivenciando. Após a produção de dados, elegemos como técnica de análise de dados a Análise Crítica do Discurso (ACD), pautada nos estudos de Fairclough (2012), por se tratar de uma técnica que considera não apenas a análise textual, mas também a interacional e o social. Além disso, esta técnica tem como foco a mudança social a partir da discursiva, por discutir e problematizar aspectos que normalmente são ignorados. Esperamos, com esta pesquisa, uma reflexão acerca das práticas pedagógicas de enfrentamento à homofobia, a fim de garantir uma educação pautada no diálogo e no respeito ao outro.
Presidente - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA
Interno - 2506180 - JEANE FELIX DA SILVA