PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: PEDRO LOBO DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PEDRO LOBO DOS SANTOS
DATA: 30/06/2021
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/ovt-zqbx-iip
TÍTULO: MOROMBO’ESARA NHEBO’E: O APRENDER E O ENSINAR DO PROFESSOR INDÍGENA POTIGUARA NA BAÍA DA TRAIÇÃO/PARAIBA
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chaves: Educação Escolar Indígena Potiguara-PB. Formação de Professores/as Indígenas. Educação Popular.
PÁGINAS: 55
RESUMO: A presente pesquisa tem como objetivo analisar a formação permanente oferecida aos professores/as indígenas, identificando a sua contribuição à Educação Escolar Indígena do Povo Potiguara-PB a partir da experiência na Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental e Médio Pedro Poti, localizada na Aldeia São Francisco, no município da Baía da Traição-PB. A Constituição de 1988 é um marco na conquista do direito dos povos indígenas, ela promoveu uma ruptura no que diz respeito a questão indígena, deixando para trás o ideário do indígena como sendo um indivíduo que deveria a todo custo ser integrado, domesticado e catequisado para conviver em sociedade. Ancorados na legislação que regulamenta a Educação Escolar Indígena como uma modalidade legítima faz-se necessário dialogarmos com os professores indígenas com seu arcabouço de conhecimentos e saberes que diz respeito à nossa cultura e tradição, de modo que sejam construídos conhecimentos a partir da realidade indígena fazendo a interlocução dos saberes populares e os saberes científicos, assegurando o direito à diversidade cultural que é patrimônio comum da humanidade. A pesquisa se configura metodologicamente como qualitativa, à luz de alguns teóricos entre eles Barcellos (2012), Nascimento (2012), Arritu (1995), Bonin (2012), Brandão (2005), Freire (1996), Baniwa (2006), Streck e Esteban (2018) entre outros, como também o Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (RCNEI-1998), e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena (2013). Para análise dos dados obtidos utilizaremos a análise documental e a análise temática de conteúdo de Bardin (2011). Enquanto professor organizado no coletivo de educadores indígenas conquistamos a construção de novas propostas curriculares para as escolas nas aldeias Potiguara da Paraíba. Nesse sentido, fortalecer a Educação Escolar Indígena na perspectiva da Educação Popular se apresenta como “inédito viável”, possibilidade e resistência do nosso Povo através da educação de base política-pedagógica crítica.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1009018 - MARIA DE NAZARE TAVARES ZENAIDE
Externo ao Programa - 1548297 - LUSIVAL ANTONIO BARCELLOS
Externo à Instituição - EDSON MACHADO DE BRITO