PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA THAMIRIS BATISTA DE FARIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA THAMIRIS BATISTA DE FARIAS
DATA: 29/06/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: O BRINCAR E AS RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
PALAVRAS-CHAVES: Educação Infantil. Brincar. Gênero e sexualidade.
PÁGINAS: 104
RESUMO: O brincar tem significados que são costurados e alinhavados às construções históricas e culturais de gênero e sexualidade, sendo, portanto, uma pedagogia cultural que (re)produz e ensina modos de ser e de agir para os meninos e para as meninas na escola desde a Educação Infantil. Assim, o objetivo geral desta pesquisa busca compreender e analisar as concepções das crianças sobre gênero e sexualidade a partir do brincar no contexto da Educação Infantil. A partir desse entendimento, para uma melhor delimitação do estudo, desdobramos o objetivo geral nos seguintes objetivos específicos: identificar as concepções das crianças a partir do brincar sobre gênero e sexualidade; analisar as percepções das crianças sobre gênero e sexualidade expressadas no brincar; analisar as pedagogias culturais implicadas no brincar na construção de gênero e sexualidade na Educação Infantil nas experiências das crianças e da professora da turma e; discutir a construção das identidades de gênero e sexualidade na Educação Infantil após as oficinas pedagógicas. Esta pesquisa esta localizada no campo dos Estudos de Gênero e Sexualidade em interface com os Estudos Culturais da Educação. Organizamos, então, o estudo em três eixos temáticos, ancorados em diversos/as autores/as, a saber: Educação Infantil e Infância – Àries (1986), Priore (2018), Kuhlmann (1998), Didonet (2001), Dermartini (2009; 2020), Prado (2009; 2020), Gouvëa (2008), Kramer (2006), Rinaldi (2020), Canen (2000); Brincar e Cultura – Kishimoto (2000; 2011), Brougère (2010; 2019) Wajskop (2012), Winnicott (1982), Corsaro (2003; 2009; 2011), Pozas (2011), Giroux (1994;2001;2013); Steinberg; Kincheloe (2001), Gênero e Sexualidade - Scott (1995), Louro (1997; 2000; 2007; 2014; 2019), Weeks (1999), Felipe (2003; 2004; 2006), Mayer (2013), Finco (2003; 2007; 2010) e Auad (2019); entre outros/as. Os participantes da pesquisa serão alunos/as de uma turma da Pré-escola, na Educação Infantil e a educadora da respectiva turma. Quanto à abordagem metodológica, este é um estudo qualitativo, através da pesquisa participante, serão utilizados como instrumentos para geração de dados a observação participante, a entrevista semiestruturada, oficinas pedagógicas e rodas de conversa, com aporte teórico em: Chizzotti (2011), Moreira; Caleffe (2006), Brandão (1999), Demo (2000), Prado (2009), Minayo, (2001), entre outros/as. Para a sistematização dos dados gerados, utilizaremos os Núcleos de Significação, proposto por Aguiar;Ozela (2006, 2013).
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Interno - 2506180 - JEANE FELIX DA SILVA
Externo ao Programa - 2104333 - NADIA JANE DE SOUSA
Externo à Instituição - BIANCA SALAZAR GUIZZO
Externo à Instituição - MARIA DAS GRAÇAS OLIVEIRA