PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIDIANA OLIVEIRA DAS NEVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELIDIANA OLIVEIRA DAS NEVES
DATA: 30/06/2021
LOCAL: https://meet.google.com/hfr-vuhj-dus
TÍTULO: Experiências de aprendizagem com o cinema no Ensino Fundamental para formação humana: percepções dos educandos
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Cinema. Experiência de aprendizagem. Prática Pedagógica.
RESUMO: Esta pesquisa científica, insere-se nos estudos sobre educação e cinema, mais especificamente nas experiências de aprendizagem no âmbito escolar, motivada, a partir de observações ao mediar projetos de pesquisa oriundos de interesses dos próprios educandos envolvendo o uso do cinema. Tem como objetivo central, analisar as experiências de aprendizagem com o cinema que podem potencializar as práticas pedagógicas direcionada à formação humana no Ensino Fundamental. Nesse contexto, busca-se responder aos seguintes questionamentos: Que experiências de aprendizagem com o cinema podem potencializar a prática pedagógica direcionada à formação humana dos educandos? Que saberes de experiências, valores e atitudes os educandos reconhecem através de experiências de aprendizagem com o cinema? Sendo assim, levanta-se a hipótese de que o cinema, diante da sua singularidade, contribui de maneira significativa na formação do ser humano em suas múltiplas dimensões, quando contextualizado à proposta pedagógica da escola e quando compreendido numa perspectiva transversal e transdisciplinar, possibilitando os educandos passarem a evidenciar seus próprios processos por meio das experiências de aprendizagem. A metodologia adotada parte de uma abordagem qualitativa e, visto o caráter subjetivo do fenômeno, além da necessidade de descrição do mesmo e relação com experiência de vida, optou-se pelo enfoque fenomenológico. Sobre os procedimentos, quanto aos fins, trata-se de uma pesquisa exploratória e, quanto aos meios, de caráter bibliográfico e documental, em que recorrere-se às fontes oficiais da legislação brasileira, portfólios dos educandos, projeto político-pedagógico, registros e anotações. Para coleta de dados estão sendo realizadas a observação participante, análise de documentos e entrevista semiestruturada com educandos do Ensino Fundamental. Os dados preliminares apontam que o cinema se interliga à proposta pedagógica da escola por meio dos projetos e roteiros de aprendizagem, oficina pedagógica, comitê estudantil e cineclube, e mostram situações de aprendizagem que configuram diferentes modos de pensar, ver, sentir, agir e aprender. Quanto à interpretação e categorização dos dados, utilizaremos a Análise de Conteúdo de Bardin (2016), do tipo categorial.
Presidente - 2008675 - TANIA RODRIGUES PALHANO
Interno - 1152512 - JOSÉ LEONARDO ROLIM DE LIMA SEVERO