PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: SHEYLENE TATHIANA LAGES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SHEYLENE TATHIANA LAGES DA SILVA
DATA: 23/06/2021
LOCAL: https://meet.google.com/aau-yxjo-cpz
TÍTULO: OS HERDEIROS DO LIXÃO DO ROGER: Uma dívida social subjugada
PALAVRAS-CHAVES: Bairro do Roger; Lixão do Roger; Políticas Educacionais; Educação Equitativa.
RESUMO: Este estudo tem como objetivo analisar e escrever a primeira versão histórica do Bairro do Roger, comunidade que abrigou por décadas (1958-2003) o maior lixão a céu aberto da cidade de João Pessoa, Estado da Paraíba. Visto que apesar de sua extinção, há 18 anos atrás, o chamado Lixão do Roger, continua a fazer parte da memória histórica e afetiva de uma importante parcela dos sujeitos que compõem esta comunidade, percebeu-se a necessidade de um olhar mais efetivo e aprofundado nos desdobramentos associados à educação, reconhecimento identitário e social dos descendentes dos catadores de lixo incluídos nesta realidade. Para um melhor entendimento deste cenário, propõe-se construir a história do local a partir das memórias, e pistais infraestruturais e culturais compreendendo a regionalidade. Apresenta-se neste estudo os principais entraves e embarreiramentos enfrentados no contraponto da ascensão social dos indivíduos ora focalizados. No sentido de referenciar o elo entre os habitantes locais e as ações educacionais, elencamos as principais políticas educacionais pensadas e desenvolvidas de forma direcionada e singularizadas para esta comunidade, além de sua efetividade e reconhecimento pelos sujeitos comunitários. Correlacionando, traremos uma perspectiva de educação como aporte gerador de conhecimentos e reflexões basilares para uma transformação crítica de cidadãos conscientes de sua importância em uma sociedade múltipla e diversa. Por fim, fomentaremos uma reflexão sobre relevantes obstáculos que se contrapõem às ações educacionais transformadoras, inclusivas e equitativas, em dias atuais.
Presidente - 1117638 - WILSON HONORATO ARAGAO
Interno - 2117521 - ANA CLAUDIA DA SILVA RODRIGUES