PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: LINDINALVA DE ALCÂNTARA CORREIA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LINDINALVA DE ALCÂNTARA CORREIA
DATA: 29/06/2021
LOCAL: Centro de Educação
TÍTULO: A PROFISSIONALIZAÇÃO NA ATUAÇÃO DOCENTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL
PALAVRAS-CHAVES: Educação infantil. Profissionalização docente. Atuação docente
RESUMO: A presente dissertação insere-se nas discussões do universo da formação de professores/as e trata de investigar a profissionalização na atuação docente da Educação Infantil, que tem influenciado pesquisas e debates nesse campo educacional. Este tema emerge da trajetória percorrida pelas próprias experiências profissionais. A pesquisa está orientada no enfoque epistemológico da fenomenologia. Essa abordagem conserva a essência dos fenômenos o mais próximo possível da sua constituição na realidade humana e social, deixando de lado as questões relativas às suas origens e causas que podem alterar a percepção pela própria consciência, seja do pesquisador, seja dos sujeitos pesquisados. Foi precisamente por valorizar o pensamento do sujeito de maneira singular nas vivências de mundo que fomos levados a trabalhar com um grupo de oito docentes da Educação Infantil do município de João Pessoa-PB, buscando analisar o sentido que emerge da descrição das experiências vivenciadas pelos professores no contexto da construção da profissionalização nesta epistemologia. Este estudo tem por objetivo geral compreender a profissionalização na atuação docente da Educação Infantil. Já no que concerne aos objetivos específicos, elencamos os seguintes: Analisar como se constitui a profissionalização de professores na Educação Infantil; Destacar os elementos construtores da profissionalização docente na Educação Infantil; Apontar em que medida a trajetória profissional de professores na Educação Infantil é considerada, por eles, um elemento construtor da profissionalização. A Abordagem qualitativa de cunho exploratório permite maior envolvimento com o objeto de estudo, buscando informações para explicar. A pesquisa empírica será realizada com cinco professoras de um CREI e três docentes de uma escola da rede pública municipal de ensino. Para obtenção das informações utilizamos como instrumento de pesquisa: a observação sistemática e a entrevista semiestruturada. Em relação ao método de análise, optamos pela análise de conteúdo, como forma de apreender a realidade, considerando, principalmente, a prática social dos sujeitos. Os dados colhidos por esses instrumentos serão analisados e interpretados pela análise temática que consiste em uma das modalidades da análise de conteúdo e objetiva desvendar o que está por trás das palavras sobre as quais se debruça. A construção da profissionalização de professores na Educação Infantil apresenta fragilidades e desafios, que possivelmente incide na ausência de elementos importantes para a questão de tornar-se professor, favorecendo práticas pedagógicas confusas, resultando num insignificante processo de ensino-aprendizagem neste campo educacional.
Presidente - 2008675 - TANIA RODRIGUES PALHANO
Interno - 3016596 - MUNIQUE MASSARO