PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: AMANDA DA ROCHA MOURA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AMANDA DA ROCHA MOURA
DATA: 28/06/2021
LOCAL: meet.google.com/jqm-jwyn-ovn
TÍTULO: CURRÍCULO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA E MEIO AMBIENTE: o educador como instrumento de promoção da emancipação social
PALAVRAS-CHAVES: Licenciaturas, Educação, Meio Ambiente, Formação, Currículo, UFPB.
RESUMO: A Educação Ambiental além de institucionalizada por meio de legislação específica, através da Política Nacional de Educação Ambiental, Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999, está se firmando ao longo do tempo enquanto demanda popular. Por outro lado, a prática educativa precisa repensar quais são os elementos de opressão impostos pelo sistema capitalista, enquanto que ao mesmo tempo também deve ser objetivado na Educação Ambiental Crítica estabelecer quais os caminhos metodológicos em sala de aula privilegiam a ação dos sujeitos sobre a realidade que os cerca. As soluções da práxis educativa, neste sentido, acabam por coadunar com os princípios de uma sociedade democrática e inclusiva, herdando da Pedagogia Crítica a base teórico-epistemológica que enxerga a pessoa humana de forma holística, entendendo que os processos inerentes à formação dos sujeitos perpassam pela racionalidade ampla dos elementos que o circulam, estabelecendo o campo da Educação Ambiental Crítica enquanto uma rede complexa de inter-relações entre sujeito, subjetividade, cultura, territorialidade, identidade e espaço físico-natural. Desse modo, é necessário entender que a Educação Ambiental Crítica deve estar presente nos currículos de licenciatura, no processo de formação inicial docente empreendendo de saberes teóricos as práticas futuras no ambiente escolar. Se na educação básica é possível identificar a ideia da educação ambiental conservadorista bastante difundida no período ditatorial no Brasil, essa abordagem não se mostra suficiente para abarcar as demandas vindas da realidade atual dos educandos. Por essa razão, nesta pesquisa de dissertação, é objetivado compreender como a Universidade Federal da Paraíba - UFPB aborda os conhecimentos sobre Educação Ambiental Crítica nos cursos de Licenciatura. Para tal deverá ser utilizado o método de análise de conteúdo das propostas curriculares de cinco licenciaturas, sendo elas: Pedagogia (Educação do campo), Filosofia, Física, Letras (Português) e Arte da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) campus I, localizado no município de João Pessoa, estado da Paraíba, buscando também entender sob quais orientações das linhas da Educação Ambiental se situam esses entendimentos.
Presidente - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA
Interno - 2117521 - ANA CLAUDIA DA SILVA RODRIGUES