PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAYANE PEREIRA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAYANE PEREIRA SANTOS
DATA: 28/06/2021
LOCAL: https://meet.google.com/fth-vuuq-neh
TÍTULO: BNC-FORMAÇÃO CONTINUADA E OS NOVOS DIRECIONAMENTOS PARA OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE SANTA RITA-PB
PALAVRAS-CHAVES: Educação do campo. Formação de professores. BNC-Formação Continuada.
RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a atuação da política de formação continuada para professores da Educação Básica (BNC- Formação) de escolas do campo do município de Santa Rita/PB. A base epistemológica ancora-se nos estudos de autores que discutem educação do campo, tais como: Arroyo (2012); Molina (2013, 2017) e Caldart (2013). Sobre o tema formação de professores: Gatti (2008); Brzezinski (2008); Dourado (2015); e sobre as políticas da BNCC e BNC-Formação Continuada consultou-se os pesquisadores: Oliveira e Süssekind (2018); Macedo (2017); Rodrigues e Albino (2020) e Freitas (2020). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa que utiliza como método o estudo de caso. Os instrumentos serão documentos e entrevistas semiestruturadas. Os sujeitos serão professores das escolas do campo do município, que tenham participado de formações a partir da BNC-Formação Continuada; Gestores das escolas, secretária de educação municipal e redatores das formações em referência. Com relação ao tratamento dos achados, utilizar-se-á o Ciclo de Políticas de Ball e colaboradores (1992); (1994), a fim de analisar os contextos de: Influência; Produção de texto; Prática e os primeiros Resultados e Efeitos da implementação da BNCC e BNC-Formação Continuada. Ao final espera-se visibilizar como os professores das escolas do campo estão compreendendo as políticas estudadas, ao mesmo tempo em que atendem ou não as demandas e especificidades dessas escolas, considerando que estas possuem realidade distinta daquelas da zona urbana.
Presidente - 2117521 - ANA CLAUDIA DA SILVA RODRIGUES
Interno - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA