PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: PEDRO CARLOS DAS NEVES JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PEDRO CARLOS DAS NEVES JUNIOR
DATA: 30/06/2021
LOCAL: https://meet.google.com/aqf-mvfm-omq
TÍTULO: COMUNICAÇÃO SUPLEMENTAR E ALTERNATIVA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS PARAIBANAS
PALAVRAS-CHAVES: Educação Especial. Educação Inclusiva. Pedagogia e Educação. Curso e Currículo. Sistemas de Comunicação Alternativos e Aumentativos.
RESUMO: Esta pesquisa de mestrado da linha Processos de Ensino-Aprendizagem possui um diálogo teórico com a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, cujo paradigma foi garantido por meio de lutas e movimentos sociais que, aos poucos, foi se materializando em leis, declarações e nos saberes necessários para a formação de professores. Considera-se que, para além de um conhecimento distante e vago sobre inclusão, é necessário que os professores tenham competências para construírem espaços significativos de aprendizagem para os estudantes público-alvo da Educação Especial, com recorte nos com necessidades complexas de comunicação. Desse modo, a Comunicação Suplementar e Alternativa se mostra como um relevante conteúdo para os cursos de formação de professores. O objetivo geral foi: analisar referenciais acerca da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, especificamente sobre Comunicação Suplementar e Alternativa, nos cursos de licenciatura em Pedagogia das universidades públicas paraibanas. Os objetivos específicos foram: caracterizar nos cursos investigados referenciais nos projetos pedagógicos de curso e nos componentes curriculares que versam sobre os saberes da Comunicação Suplementar e Alternativa; identificar, por meio de docentes, conhecimentos e estratégias de Comunicação Suplementar e Alternativa em suas práticas pedagógicas; correlacionar os referenciais investigados e estratégias docentes sobre Comunicação Suplementar e Alternativa entre os cursos analisados. O método utilizado para a pesquisa foi o estudo de casos múltiplos, por sua investigação se dar em sete cursos de Pedagogia. Para a coleta de dados foram selecionados os projetos pedagógicos dos cursos e aplicado um questionário com professores das instituições públicas de Ensino Superior investigadas. Para a análise dos dados, foi utilizada a Análise de Conteúdo. Os resultados parciais apontaram para a escassez do tema Comunicação Suplementar e Alternativa nos cursos de Licenciatura em Pedagogia e mostraram que para o lugar reservado nos currículos desses cursos, para essa temática, reservam-se os componentes eletivos. É possível identificar, como componentes obrigatórios, apenas dois componentes que carregam em suas ementas temas sobre a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, sendo, portanto, necessária a continuação dos debates e pesquisas nesse campo imenso chamado de Educação Especial.
Externo à Instituição - CAROLINA RIZZOTTO SCHIRMER
Externo à Instituição - DÉBORA DELIBERATO