PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE ACLECIO DANTAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE ACLECIO DANTAS
DATA: 30/06/2021
LOCAL: https://meet.google.com/ijk-joqr-ivw
TÍTULO: PROGRAMA “EDUCAR PRA VALER”: ADMINISTRAÇÃO RACIONAL DO TEMPO PEDAGÓGICO EM SALA DE AULA EM TEMPOS DE NEOLIBERALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Neoliberalismo. Políticas educacionais. Racionalização do tempo. Programa Educar para valer.
RESUMO: O objeto de estudo desta pesquisa é o programa “Educar pra valer”, um programa que foi implementado nas turmas de 2º e 5º anos das séries iniciais do Ensino Fundamental na rede municipal de Educação de João Pessoa - PB, a partir do 2º trimestre do ano 2019. O programa tem o objetivo de oferecer apoio técnico as secretarias de educação e suas escolas, ajudando no avanço da aprendizagem entre os alunos como resultado de boas práticas de gestão pública. O tema da pesquisa é “política educacional e racionalização do tempo de trabalho”, e seu recorte, foco do nosso estudo, a racionalização do tempo pedagógico como estratégia de aumento da produtividade e do controle da prática docente. A finalidade deste trabalho é contribuir para os estudos sobre as políticas educacionais que são implementadas nas redes de educação municipais como estratégias para a elevação da qualidade na educação pública e da aprendizagem dos alunos. Esta pesquisa procura responder a seguinte questão: Quais implicações reais a administração racional do tempo pedagógico implantada pelo programa “Educar pra valer” na rede municipal de ensino de João Pessoa podem ser desveladas? O nosso objetivo é analisar as implicações da administração racional do tempo pedagógico implantada pelo programa “Educar pra valer” em uma escola municipal de João Pessoa. Nossa metodologia é norteada pelo método materialista histórico dialético, e propõe uma abordagem qualitativa para a pesquisa. Nossa pesquisa será realizada em caráter exploratório-descritivo. Utilizaremos uma pesquisa bibliográfica e documental, no qual a técnica principal será a construção de fichamentos de obra e fichamento de citação. A coleta de dados da pesquisa de campo acontecerá através de questionário aplicado de forma virtual, composto por 20 questões abertas e fechadas, a 10 docentes do 4º ou 5º anos do ensino Fundamental de algumas escolas do município de João Pessoa. A análise dos dados será realizada a partir do método materialista dialético.
Presidente - 2117521 - ANA CLAUDIA DA SILVA RODRIGUES
Interno - 1117638 - WILSON HONORATO ARAGAO