PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: ERICA LIRA ALBUQUERQUE DE LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ERICA LIRA ALBUQUERQUE DE LIMA
DATA: 02/07/2021
HORA: 09:00
LOCAL: meet.google.com/vrn-cfom-oxp
TÍTULO: A IDENTIDADE SOCIAL DE JOVENS DE ORIGEM POPULAR: APROXIMAÇÕES COM A EDUCAÇÃO POPULAR NOS PROJETOS PET/ CONEXÕES DE SABERES DA UFPB
PALAVRAS-CHAVES: Educação popular, identidade social, PET/Conexões de saberes, jovens de origem popular
PÁGINAS: 150
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Este estudo tem como objetivo analisar como os jovens bolsistas descrevem a construção da sua identidade social a partir da interação com as ações da Educação Popular nos projetos PET/Conexões de Saberes da UFPB (Campus I). A identidade social, no trabalho, é entendida como dizendo respeito à origem de classe, à pertença étnica e a condição de gênero. Metodologicamente, a pesquisa define-se como qualitativa. Os principais aportes teóricos do estudo são oriundos, por exemplo, dos conceitos de Educação Popular, autonomia, identidade social e origem popular. Metodologicamente, a pesquisa define-se como qualitativa, tendo sido realizadas seis entrevistas com bolsistas dos Projetos PET/Conexões de Saberes (Campus I), de tipo semiestruturada, em modalidade on-line através da plataforma Google Meet. Os dados foram examinados conforme o modelo de análise de conteúdo temático-categorial. Dentre os resultados aos quais se chegou, é possível assinalar que a identidade social, em suas diversas dimensões, pode ser construída, fortalecida e ressignificada através das modalidades de socialização da Educação Popular (onde o conceito de autonomia faz par com o de diálogo), bem como mediante o seu enfoque cognitivo, trabalhando a construção do conhecimento e da aprendizagem de forma compartilhada. Ou seja, a base teórico-prática (a práxis) da Educação Popular proporciona aportes para a configuração da identidade social. Os achados da pesquisa também revelaram que os Projetos PET/Conexões de Saberes, que são fundamentos na Educação Popular, contribuíram para que os bolsistas refletissem e encontrassem sentido de pertencimento quanto à classe social, etnia e gênero. Entre as considerações conclusivas, enfatiza-se que o trabalho ampliou o repertório das discussões e reflexões sobre Educação Popular e identidade social, além de ter dado visibilidade a uma experiência comprometida com a emancipação das classes populares.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1662400 - IVONALDO NERES LEITE
Interno - 335827 - MARIA DO SOCORRO XAVIER BATISTA
Externo ao Programa - 1645118 - RENATA MONTEIRO GARCIA
Externo ao Programa - 1460077 - SUELIDIA MARIA CALACA
Externo à Instituição - CARLOS ROBERTO DA SILVA MACHADO