PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JENIFFER CAMILA DA SILVA GUIMARÃES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JENIFFER CAMILA DA SILVA GUIMARÃES
DATA: 30/06/2021
LOCAL: Sala on line (Google Meet) - meet.google.com/ndg-vqfj-djn
TÍTULO: ENSINO DA ESCRITA EM TURMAS MULTISSERIADAS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A ABORDAGEM INTERACIONISTA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS
PALAVRAS-CHAVES: Ensino. Escrita. Escola Multisseriada. Interacionismo.
RESUMO: O ensino da escrita está presente no currículo escolar desde o surgimento das primeiras escolas brasileiras. Nesse sentido, a prática do ensino da escrita foi exercida por interesses políticos, sociais e culturais ao longo dos anos. Assim, para alcançar a eficácia do ensino da escrita o sistema educacional brasileiro aderiu a vários métodos e modelos de ensino ao longo dos anos. Nesse contexto, o ensino multisseriado permaneceu como ferramenta paliativa de ensino no decorrer da história da educação brasileira. No Brasil, esse modelo de ensino se constitui como complexo exigindo uma atuação docente diferenciada e comprometida com a realidade do mundo rural. Á vista dessas informações, a pesquisa em desenvolvimento tem por título ‘’ Ensino da Escrita em Turmas Multisseriadas: Um Estudo de Caso sobre a abordagem interacionista na Prática Pedagógica no Ensino Fundamental Anos Iniciais’’. A pesquisa está situada no campo de estudos da linha Processos de Ensino e Aprendizagem e apresenta abordagem qualitativa. Entres as diferentes formas de realizar uma pesquisa qualitativa optou-se pelo Estudo de Caso, tendo em vista que a pesquisa busca responder a seguinte problemática: Como se dá o processo de ensino da escrita em turmas multiseriadas na etapa que compreende os anos iniciais do ensino fundamental? Nesse contexto, destacamos como objetivo geral investigar o processo de ensino da escrita em turma multisseriada. Para alcançá-lo, delimitamos os seguintes objetivos específicos: refletir sobre a prática do ensino da escrita na concepção interacionista; verificar como o professor busca considerar o processo de construção da aprendizagem da criança. Nesse sentido, a coleta de dados será realizada por meio de entrevista semiestruturada dirigida por um roteiro prévio e análise documental. Esperamos a partir da pesquisa em desenvolvimento contribuir para a ampliação do conhecimento acerca do processo de ensino da escrita em turmas multisseriadas.
Presidente - 1423789 - NILVANIA DOS SANTOS SILVA
Interno - 2117521 - ANA CLAUDIA DA SILVA RODRIGUES