PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: MIRYAN APARECIDA NASCIMENTO DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MIRYAN APARECIDA NASCIMENTO DE SOUZA
DATA: 29/06/2021
HORA: 17:30
LOCAL: PPGE/CE/UFPB
TÍTULO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO PARA MULHERES PRIVADAS DE LIBERDADE NO ESTADO DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Políticas Públicas. Educação. Presídio. Mulher.
PÁGINAS: 56
RESUMO: O presente estudo se propõe a identificar e problematizar as políticas públicas de educação para mulheres privadas de liberdade, não de forma apenas descritiva, mas tentando fazer correlações com os aspectos ideológicos, políticos e econômicos com os quais as políticas de educação estão imbricadas. Optou-se pelos pressupostos teóricos do materialismo histórico, considerando, que as políticas públicas estão permeadas de movimentos dialéticos, relações de causalidade em uma dinâmica de disputas. No que tange à análise dos dados, tem como suporte procedimental a hermenêutica dialética. A união de ambos neste estudo favorece uma análise da universalidade. O caminho teórico-metodológico toma como referências: Gramsci (2020); Davis (2018); Borges (2019); UNESCO (1997); Ireland (2011); Freire (2015); Julião (2020); entre outros teóricos. Todos os agentes que pensam e fazem educação são sujeitos políticos. Desde o direito a educação de todos e dever do Estado garantidos na Constituição Federal, existe um sistema que operacionaliza, organizando e fazendo chegar à educação em diferentes modalidades e níveis. Ao buscar analisar as políticas públicas de educação para mulheres privadas de liberdade pretende-se investigar quais são os vieses político-pedagógicos que sustentam tais políticas, atendendo a que tipos de interesses, refletindo à luz dos pressupostos de uma educação para a prática de liberdade ou não, a investigação parte da premissa de que as políticas públicas de educação em espaços de privação de liberdade precisam refletir a emancipação desses sujeitos, contando com o auxílio dos pressupostos da Educação Popular. E as políticas públicas são fortes aliadas no processo de busca por equidade social a depender do seu viés ideológico. A utopia de um projeto social próprio das classes populares é possível, e é emergente criar vias possíveis de fazer acontecer esse modelo de sociedade alternativa fundamentada nos interesses populares.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 332434 - TIMOTHY DENIS IRELAND
Interno - 1160748 - LUIZ GONZAGA GONCALVES
Interno - 1009018 - MARIA DE NAZARE TAVARES ZENAIDE
Externo à Instituição - HILDERLINE CÂMARA DE OLIVEIRA