PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: LARISSA CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LARISSA CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE
DATA: 23/03/2021
LOCAL: https://meet.google.com/mxw-srrm-ter
TÍTULO: AS AÇÕES AFIRMATIVAS NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO NORDESTE: ACESSO, PERMANÊNCIA E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO
PALAVRAS-CHAVES: Ações afirmativas. Pós-Graduação. Acesso e Permanência.
RESUMO: O estudo busca propiciar reflexões sobre as ações afirmativas na pós-graduação tendo como problema de tese: a partir da efetivação das políticas de ações afirmativas na pós-graduação em Educação no Nordeste Brasileiro, como se processa o acesso, a permanência e a produção do conhecimento de sujeitos ingressos por políticas de cotas? Como objetivo geral, delimita-se investigar o processo de adoção de cotas nas universidades federais do Nordeste. Essa investigação se desdobra nos seguintes objetivos específicos: analisar as condições de acesso e permanência dos alunos cotistas na pós-graduação em educação e reconhecer a produção do conhecimento dos alunos cotistas na pós-graduação em educação da UFPB. Para a construção metodológica, optou-se pela pesquisa qualitativa com a utilização do ciclo de políticas de Ball (2001). No que diz respeito aos procedimentos utilizados, tem-se a revisão da literatura em teses entre os anos 2014-2018, a análise documental nas resoluções das universidades federais do Nordeste, como sujeitos da pesquisa têm-se os coordenadores da pós-graduação em educação e dois membros da comissão de cotas da UFPB. Para a coleta de dados foi usado o questionário semiestruturado e a entrevista com roteiro. Como resultados, tem-se que dentre as noves universidades federais do Nordeste, quatro não adotam as ações afirmativas nos processos seletivos de pós-graduação: UFMA; UFC; UFPE e UFRN. Nos questionários, observou-se que todos os coordenadores de pós-graduação em educação, concordam com as ações afirmativas, como mecanismo de justiça equitativa. Nas entrevistas, nota-se a necessidade de sistematização de dados da UFPB no que concerne aos alunos cotistas.
Presidente - 268015 - EDINEIDE JEZINI MESQUITA ARAUJO
Interno - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA