PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: BEATRIZ XAVIER MACEDO DA LUZ BISNETA

DISCENTE: BEATRIZ XAVIER MACEDO DA LUZ BISNETA
DATA: 30/06/2021
LOCAL: meet.google.com/mmc-ncmp-jnc
TÍTULO: EDUCAÇÃO SUFOCADA: OS IMPACTOS DA COVID-19 NAS ATIVIDADES EDUCACIONAIS DE UNIDADES PRISIONAIS BRASILEIRAS
PALAVRAS-CHAVES: Educação nas prisões. Educação de Jovens e Adultos. Pandemia Covid 2019. Direitos Humanos. Educação de pessoas privadas de liberdade.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação de Adultos
RESUMO: Em meados de março de dois mil e vinte, o mundo passou a conviver com os desdobramentos da pandemia do novo coronavírus. Os esforços despendidos pelas autoridades responsáveis se concentraram em medidas não farmacológicas de prevenção da transmissão da doença, como o distanciamento social. Este colapso causado pela Covid-19 gerou o cancelamento das aulas em escolas e em universidades, afetando mais de 90% dos estudantes do mundo (UNESCO, 2020). Tais impactos foram massivamente sentidos pelas populações mais vulneráveis, como é o caso das pessoas privadas de liberdade. Desse modo, com base em pesquisa documental, a partir de fontes escritas (documentos oficiais ou gerados por meio de experiências cotidianas) e fontes visuais (mapas, fotografias, entre outros), iniciada em maio de 2020, com conclusão em maio de 2021, o presente trabalho, à luz das contribuições teóricas de Achille Mbembe, Karl Marx, Michel Foucault e Paulo Freire, propõe uma abordagem teórico-reflexiva, de modo a atestar que a oferta educacional no sistema prisional – resguardada por políticas públicas – sofreu, durante o período pandêmico, expressiva precarização, sendo mais uma, entre tantas omissões promovidas pelo Estado a esse grupo, resultando em efeitos nocivos à premissa do respeito à dignidade da pessoa humana e ao direito do preso à reintegração social.
Presidente - 332434 - TIMOTHY DENIS IRELAND
Interno - 338352 - SEVERINO BEZERRA DA SILVA