PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ADAH KETHLYN BRAZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADAH KETHLYN BRAZ
DATA: 01/07/2021
LOCAL: meet.google.com/wbe-sqam-vom
TÍTULO: O DISCURSO SOBRE A ESPECIFICIDADE EDUCATIVA DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC
PALAVRAS-CHAVES: Análise Arqueológica do Discurso. Educação. Histórias em Quadrinhos. BNCC.
RESUMO: Os registros imagéticos se apresentam ao nosso olhar e despontam em sua diversidade de gêneros e dinamicidade de tempos e lugares. Este acontecimento cultural e social indicia mudanças ocorridas no seio de uma sociedade imagética cujas implicações e desdobramentos têm influência nos processos educativos. No âmbito da educação escolar, as inúmeras possibilidades educativas dos artefatos culturais imagéticos ratificam a necessidade de empreendermos esforços para problematizar e produzir conhecimento acerca dos ditos e escritos referentes à imagem visual, especificamente das HQs. Estas, por sua vez, são entendidas como gênero textual imagético composto por uma linguagem híbrida e gráfico-narrativa que agrega um potencial informativo e formador. Deste modo, ancorada no nexo entre educação, visualidade e discurso e situada no campo dos Estudos Culturais da Educação (ECE), a presente pesquisa objetiva analisar e descrever o discurso sobre a especificidade educativa da HQ na BNCC. Tendo em vista o contexto sociocultural contemporâneo que dissemina, em várias instâncias, ditos acerca da função educativa desse artefato da cultura visual, buscou-se responder ao seguinte problema: Quais as condições de possibilidades enunciativas para existência do discurso sobre a especificidade educativa da HQ na BNCC? Nesta investigação, adotou-se a abordagem teórico-metodológica da Análise Arqueológica do Discurso (ADD), proposta por Michel Foucault (2008) vislumbrando as etapas procedimentais, a saber: o mapeamento dos documentos, a escavação da zona do discurso e a análise e descrição dos enunciados (ALCÂNTARA; CARLOS, 2013), assim como a utilização dos conceitos - operatórios e arqueológicos de discurso, enunciado e identidade. A fonte primária escolhida para iniciar a análise foi a última versão da Base Nacional Comum Curricular (2018), uma vez que se trata atualmente de um marco regulatório nacional norteador da elaboração dos currículos da Educação Básica e das propostas pedagógicas das escolas públicas e privadas brasileiras. A feitura desta pesquisa traz como contribuição o acesso às diversas formas de dizer, problematizar a existência deste discurso, o que favorece as discussões no campo da política educacional, da visualidade e deste conteúdo presente no currículo escolar. Assim, pode-se afirmar a relevância socioeducacional desta pesquisa, que toca discursivamente nas questões que interessam o trabalho docente e o uso da HQ na prática educativa.
Interno - 2117521 - ANA CLAUDIA DA SILVA RODRIGUES
Externo à Instituição - ANTENOR RITA GOMES