PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA MARIA GOMES RIBEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA MARIA GOMES RIBEIRO
DATA: 30/07/2021
LOCAL: Sala Virtual
TÍTULO: Educação Popular e Sustentabilidade: um estudo sobre os aspectos educativos não formais no processo de fornecimento de alimentos para a merenda escolar por agricultores familiares, no município de Jacaraú-PB
PALAVRAS-CHAVES: Educação Ambiental Popular, agricultores familiares, alimentação escolar, sustentabilidade.
RESUMO: Diante da crise ecológica que ameaça a vida no planeta, alternativas têm sido pensadas no sentido de construir sociedades sustentáveis. Nesse sentido, por exemplo, a agricultura familiar tem produzido de forma alternativa adotando práticas agroecológicas, produtos seus têm sido incorporados à alimentação escolar, a educação tem sido invocada como educação ambiental para formar o ‘sujeito ecológico’, etc. O presente trabalho situa-se no campo de estudo dessas iniciativas. Ele tem como objetivo analisar os aspectos educativos não formais presentes no processo de fornecimento de alimentos para a merenda escolar por agricultores familiares, no município de Jacaraú-PB, tendo em conta o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Assim, busca-se averiguar dimensões referentes ao desenvolvimento da consciência ambiental em tais aspectos. Do ponto de vista da sua fundamentação teórica, o trabalho opera com, dentre outras, categorias como Educação Não Formal, Educação Ambiental Crítica, Educação Ambiental Popular, agricultores familiares e formação do sujeito ecológico. Metodologicamente, trata-se de uma investigação qualitativa a ser realizada junto a agricultores familiares e atores vinculados à alimentação escolar no município de Jacaraú-PB, tendo como meios de coleta de dados a realização de entrevistas semiestruturadas, a pesquisa participante e a pesquisa documental. O tratamento dos dados das entrevistas semiestruturadas será realizado através da análise de conteúdo temático-categorial.
Presidente - 1662400 - IVONALDO NERES LEITE
Interno - 1160748 - LUIZ GONZAGA GONCALVES