PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: PAMELLA TAMIRES AVELINO DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAMELLA TAMIRES AVELINO DE SOUSA
DATA: 25/08/2021
LOCAL: meet.google.com/ion-qrvn-gij
TÍTULO: PROFESSORANDAS CAMPINENSES: O PROJETO CURRICULAR E CULTURAL DA ESCOLA NORMAL ESTADUAL DE CAMPINA GRANDE-PB (1960 - 1971)
PALAVRAS-CHAVES: Escola Normal Estadual de Campina Grande; Diário da Borborema; Formação de Professoras.
RESUMO: As Escolas Normais desempenharam um papel de grande importância na formação de nível médio, de professores, para a etapa inicial da escolarização, desde a criação da primeira Escola Normal brasileira, no período imperial, até a promulgação da Reforma do Ensino de 1º e 2º Graus (Lei nº 5.692/1971). Ainda no período imperial, foi criada a Escola Normal Paraibana, sendo, no século XX, a criação da primeira Escola Normal pública de Campina Grande-PB, em 1960. Atendendo a uma política de desenvolvimento do Governo Federal, as escolas normais são criadas, reestruturadas e reformuladas. Essa iniciativa tinha como objetivo expandir o Ensino Normal e profissionalizar mais educadoras para a nação em desenvolvimento. A formação de professoras já possuía, porém, um conjunto de normas e costumes que vão ser reproduzidos e categorizar uma representação da identidade docente. É sob esses auspícios que esta pesquisa pretende analisar o currículo escolar e cultural desenvolvido na Escola Normal Estadual de Capina Grande, no período de 1960-1971, tendo como início o ano que compreende a criação da escola em 1971, tomando como referência a Lei 5.692/71, que reformula o ensino de 1° e 2° graus. A pesquisa de cunho documental analisa, com base no Paradigma Indiciário, as fontes encontradas na coleta de dados, e objetiva, a partir do jornal Diário da Borborema, documentos e fotografias, analisar o currículo escolar e cultural desenvolvido na ENECG. Sob a perspectiva das categorias de estudo Representação (CHARTIER, 2002), pretendemos identificar qual a representação de professora criada e reproduzida na cidade durante o desenvolvimento das atividades educacionais da ENECG, na primeira década de funcionamento da instituição; aliada a essa categoria, perscrutamos a ideia de Feminização do Magistério (LOURO, 2004), por meio da qual entendemos o contexto nacional que impulsionou a mulher para a sala de aula numa perspectiva de doação e maternidade, o que dificultou sua profissionalização enquanto responsável pela educação. Por fim, por meio da análise de Fichas de Matricula bem como das leis que regulamentavam o Ensino Normal no estado da Paraíba, identificamos a categoria da Disciplina (FOUCAULT, 1987), que, no espaço escolar, regimentou o controle das atividades por meio de mecanismos institucionalizados, da regulação do tempo e da produção do corpo escolar – discente – como um agente dócil e manipulável. Até o momento, constatamos que, assim como nos primeiros anos da República brasileira, o currículo pedagógico e cultural da Escola Normal Estadual de Campina Grande atendia a normas e representações legais institucionalizadas no discurso das Leis bem como da representação de professora idealizada: a moça bem-educada e instruída, que seria uma boa mãe de família e auxiliaria na construção de novos cidadãos para a pátria em desenvolvimento.
Presidente - 2583808 - FABIANA SENA DA SILVA
Interno - 2506180 - JEANE FELIX DA SILVA