PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: EDUARDA LIRA AMORIM

DISCENTE: EDUARDA LIRA AMORIM
DATA: 23/08/2021
LOCAL: meet.google.com/iqg-czuq-ubp
TÍTULO: Coordenação Pedagógica nas Escolas Cidadãs Integrais: percursos didático-curriculares
PALAVRAS-CHAVES: Coordenação Pedagógica. Escola Cidadã Integral. Educação Integral. Didática. Currículo.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
RESUMO: O presente estudo investiga a atuação dos/as coordenadores/as pedagógicos/as das Escolas Cidadãs Integrais (ECI) do município de João Pessoa (PB). A pesquisa objetiva analisar a ação desses sujeitos em relação aos processos didático-curriculares na Educação Integral, considerando a expansão dos tempos e espaços formativos característicos das ECIs. Justifica- se o estudo em razão da importância de investigar de que maneira esses/as profissionais têm se posicionado frente a essa nova configuração escolar, analisando como compreendem a Educação Integral e a construção de novos arranjos e possibilidades formativas associadas ao redimensionamento do currículo escolar. Para subsidiar a compreensão acerca da Educação Integral, seu contexto histórico e os desafios didáticos e curriculares presentes nesse modelo trabalhamos com autores/as como Antunes; Padilha (2010), Moll; Branco (2012), Zucchetti, Severo (2020). Para tratar da coordenação pedagógica, contextualizou-se o processo histórico que perpassa sua constituição enquanto função nas escolas, contemplando o processo formativo desses sujeitos e os desafios que lhes são impostos em suas rotinas de trabalho, fundamentando-se em autores/as como Domingues (2009, 2014); Placco, Souza, Almeida (2013); Costa; Teixeira e Carvalho (2015); Almeida, Souza e Placco (2016) e Franco; Macedo (2016) Com relação aos aspectos metodológicos, apresenta uma abordagem qualitativa, amparada pelo método da Teoria Fundamentada nos Dados, defendida por Strauss, Corbin (1990) e Charmaz (2009), que, partindo da coleta e análise de dados, em um processo de comparação constante que permite idas e vindas ao campo, pretende contribuir para a construção de uma teoria que possa aclarar um modelo conceitual que corrobore para elucidar a realidade investigada. Quanto ao enfoque do objetivo, a pesquisa classifica-se como do tipo exploratório em razão de versar sobre um campo relativamente novo e com pouco conhecimento sistematizado. Para coleta de dados, utilizou-se um questionário estruturado aplicado com 21 (vinte e um) coordenadores/as pedagógicos/as, os 13 (treze) primeiros presencialmente e os 8 (oito) restantes de forma virtual em razão da pandemia do novo coronavírus que vivenciamos no momento de realização dessa investigação, inviabilizando o contato presencial. O processo de análise dos dados fundamentou-se nos procedimentos de codificação Aberta, Axial e Seletiva com base na Teoria Fundamentada e com suporte do software Atlas.ti 8.0. Os resultados apontam que a prática dos/as coordenadores/as pedagógicos/as nas ECIs é permeada por desafios que envolvem o excesso de demandas pedagógicas e burocráticas, a necessidade de uma compreensão mais ampla e aprofundada sobre a Educação Integral e a superação dos desafios relacionados ao currículo das escolas que adotam esse modelo e indicam a necessidade de aprofundamento nos estudos acerca do seu exercício profissional de modo a contribuir para uma prática cada vez mais consciente, crítico-reflexiva e transformadora da realidade educacional na qual estão inseridos/as.
Presidente - 1152512 - JOSÉ LEONARDO ROLIM DE LIMA SEVERO
Interno - 2506180 - JEANE FELIX DA SILVA