PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA DE PAULA GOMIDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FERNANDA DE PAULA GOMIDES
DATA: 16/08/2021
HORA: 09:30
LOCAL: http://meet.google.com/jqm-jwyn-ovn
TÍTULO: NOVA REFORMA DO ENSINO MÉDIO (LEI Nº 13.415/17): DESVELANDO A PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Reforma do Ensino Médio; Flexibilização Curricular; Dualismo Educacional; Paraíba
PÁGINAS: 96
RESUMO: Este trabalho objetiva analisar a implantação da Reforma do Ensino Médio no estado paraibano, resultante da aprovação da Lei nº 13.415/2017, através da compreensão de dois conceitos centrais – flexibilização curricular e dualismo educacional. Em relação aos objetivos específicos, buscamos – para além de uma discussão histórica sobre tais políticas e da reforma atual: Investigar sobre a crise no mundo trabalho, a partir de 1970 e seus impactos na educação, incluindo na América Latina atualmente; Identificar as políticas educacionais historicamente formuladas no Brasil, em especial para Ensino Médio, a partir de 1930; Examinar a formulação e instituição da reforma do ensino médio no Brasil; Analisar a implementação dessa reforma no Estado da Paraíba a partir da Lei nº 13.415 de 2017 à luz dos documentos e propostas do Conselho Estadual de Educação na Paraíba (CEE/PB). Essa investigação se trata de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental em políticas educacionais, com vistas a desvelar as alterações impostas a partir da compreensão das relações entre Estado e sociedade, capital e trabalho, enquanto categorias analíticas explicativas do fenômeno analisado. Fundamentamo-nos no aporte teórico-metodológico do método científico do materialismo histórico dialético e da pedagogia histórico-crítica, somados à técnica de análise de conteúdo de Badin (2010). Como fontes principais, é definida a própria Lei nº 13.415 de 2017 (que modificou a LDB/1996 e se apropriou dos fundamentos da BNCC/EM de 2018), acompanhada pelos documentos do CEE/PB, em especial, as versões de proposta curricular do estado. Pontuamos aqui, que analisamos as propostas curriculares dando ênfase para a área de conhecimento em ciências humanas, bem como no itinerário formativo da mesma área, tendo em vista nossa formação acadêmica que possibilita maior fluidez de análise.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA
Interno - 1225094 - JORGE FERNANDO HERMIDA AVEIRO
Interno - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Externo à Instituição - ADRIANA APARECIDA DRAGONE SILVEIRA
Externo à Instituição - MARCOS VILLELA PEREIRA