PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: CARLOS MOURA DE RESENDE FILHO

DISCENTE: CARLOS MOURA DE RESENDE FILHO
DATA: 21/08/2014
LOCAL: PPGE
TÍTULO: LIVRO DIDÁTICO DE ESTUDOS SOCIAIS: espaço de continuidade e resistência aos ideais da Ditadura Militar (1970-1980)
PALAVRAS-CHAVES: Ditadura Militar. Livro Didático. Resistência.
ÁREA: Educação
RESUMO: O presente estudo teve como objetivo analisar dois Livros Didáticos de Estudos Sociais do 1º grau publicados no período de 1970 – 1980, observando possíveis resistências aos ideais da Ditadura Militar, utilizando leis, decretos e regulamentos da época como fonte secundária de pesquisa para aprofundar a análise do Livro Didático de Estudos Sociais, realizando o cruzamento das fontes; de igual forma averiguou-se qual a forma de controle e persuasão que o Governo Militar tinha sobre o mesmo, ao analisarmos as propostas curriculares do período. Os estudos sobre os livros didáticos no Brasil têm crescido consideravelmente, e tem mostrado a importância desse recurso didático como uma fonte de pesquisa para a História da Educação. Neste trabalho, discutimos os livros didáticos de Estudos Sociais, baseando-nos nas categorias de análise de De Certeau (2012) Estratégias e Táticas e Oliveira (1981) “Germe de Crítica” a fim de por meio delas trabalhar o conceito de resistência. Assim sendo, acreditamos que a referida pesquisa tornou-se relevante, visto que a produção historiográfica, que tem como fonte o livro didático no período da Ditadura Militar tem, frequentemente, observado a disseminação da ideologia dominante nesse recurso didático. Exemplos dessas pesquisas podem ser vistos no Brasil (MOLINA, 1987; FREITAG, 1993; FARIA, 1991) quanto na Paraíba (ALBUQUERQUE, 2006). Dessa forma corroboramos, com Munakata (2003) que identifica nesse período pesquisas dedicadas aos Livros Didáticos, com o propósito de “flagrar”, nos mesmos, a presença da ideologia da época. Todavia, ainda é incipiente a produção científica que analisa o modo como os autores de livros didáticos de Estudos Sociais apresentavam algum tipo de resistência às ideais difundidos pela Ditadura Militar. Dessa forma, lançamos mão da perspectiva da Nova História Cultural (NHC), já que ela busca ver a História por uma nova ótica, distinta daquela linear e tradicional. Nesse sentido, Burke destaca que a NHC possibilitou a ampliação dos campos de pesquisa, bem como das fontes. Destarte, o presente trabalho analisou livros didáticos de Estudos Sociais, nos quais foram perceptíveis imagens e fragmentos de textos que nos possibilitaram demonstrar que os autores desses livros usavam de recursos e meios para burlar os ideais militares, ainda que de forma incipiente.
Interno - 337339 - ANTONIO CARLOS FERREIRA PINHEIRO
Presidente - 1522682 - MARIA ADAILZA MARTINS DE ALBUQUERQUE