PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: WALDELIO PINHEIRO DO NASCIMENTO JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WALDELIO PINHEIRO DO NASCIMENTO JUNIOR
DATA: 27/07/2021
LOCAL: meet.google.com/dxv-ymnh-wno
TÍTULO: A ESPIRAL DE MNEMOSINE. Cinema, ditadura militar e educação para nunca mais
PALAVRAS-CHAVES: Educação para Nunca Mais; Ditadura Militar; Cinema Brasileiro.
RESUMO: O presente trabalho, desenvolvido em forma de tese, no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba, volta sua atenção para a educação em direitos humanos, no âmbito da educação para nunca mais, baseada no direito à memória e à informação enquanto elementos fundamentais para o desenvolvimento de processos cognitivos capazes de incentivar a autonomia e a valorização da democracia e da liberdade. Recentes políticas públicas de acesso à informação e restauração da memória social, acerca das violências perpetradas por agentes do Estado, ou sob sua anuência, deram novo fôlego às lutas e desafios voltados à reparação e restituição da dignidade das vítimas dos porões da ditadura ocorrida no Brasil, entre 1964 e 1985: ativistas políticos, estudantes, religiosos e educadores presos, torturados ou desaparecidos, assim como suas famílias. Por outro lado, o país vivencia hoje uma onda de ressurgimento de um ideário político moralista, conservador que, não apenas flerta com o fascismo, como clama pelo retorno dos anos de chumbo e sua conseqüente política de terror antidemocrática. Tal pensamento se vale da desinformação histórica e do processo de apagamento da memória social, encontrando coro, inclusive, entre a população mais jovem. Diante desse quadro, urge que sejam pensadas estratégias voltadas à educação para nunca mais, capaz de fomentar o senso crítico e cidadão e conscientizar para uma cultura de paz e convivência e para o valor dos processos de participação decisória, lastros da democracia. Nesse intento, a arte oferece caminhos com potencial eficácia, uma vez que é produzida no seio da sociedade e a partir da cultura de seu tempo, o que outorga a ela a capacidade de dialogar com sua época e geração, oferecendo uma lente sensível com a qual se pode analisar o passado, ler o presente e projetar um futuro mais justo e igualitário. Historicamente, as imagens têm sido evocadas nos processos de ensino-aprendizagem, permitindo aproximações humanísticas com eventos históricos e facilitando a compreensão de determinadas informações e acontecimentos do cotidiano. Diante de tais fatos, esta pesquisa recorre ao cinema nacional a fim de pensar junto com as narrativas fílmicas, documentais ou ficcionais, estratégias sensíveis voltadas à manutenção da memória e da educação contra a barbárie, as violências e liberdades cerceadas durante os 21 anos do Estado de exceção brasileiro. Para tanto, investiga as formas de representação social que a sétima arte tem feito das violações e seus perpetradores, sejam militares ou civis aliados e seu modus operandi. Ainda, busca interpretar como tais representações e discursos imagéticos interferem no imaginário e na memória social, além de contribuir para o direito à verdade e à informação e com a educação em direitos humanos. A pesquisa entende que narrativas fílmicas, enquanto arte, ao representar as diversas violações à dignidade humana, não intenta jogar sal nas feridas abertas, mas lançar luz sobre as mesmas, conduzindo a sociedade a uma necessária e urgente reflexão sobre tais acontecimentos. É essa pertinente acareação da sociedade brasileira com seu passado, com os perpetradores de violências e com as consequências sociais e humanas da ditadura, possibilitada por meio dos filmes, que conduzirá às reflexões estratégicas para que esta mesma sociedade avance em seu projeto humanístico e democrático, legando espaços dialógicos às diversidades sociopolíticas, econômicas e culturais, em que não haja mais ambientes para golpes à democracia, ditaduras e necropolíticas. A fim de aprofundar a análise fílmica que serve de lastro para este estudo e assegurar resultados mais precisos, a pesquisa recorre aos Estudos Culturais – enquanto abordagem teórica voltada à educação por meio das artes e das mídias, em especifico as narrativas fílmicas. Se ampara também na estratégia metodológica da Teoria Fundamentada nos Dados, a qual preconiza um diálogo intenso e exaustivo entre o escopo do acervo levantado na coleta de dados e as categorias teórico-analíticas apontadas durante a interpretação dos mesmos. Como esta tese aborda a importância da memória social, do relembrar para que não volte a acontecer, a estratégia de espiral da Teoria Fundamentada foi aqui denominada de Espiral de Mnemosine e adaptada a fim de atender às demandas da análise cinematográfica.
Presidente - 1152128 - EDNA GUSMAO DE GOES BRENNAND
Interno - 1009018 - MARIA DE NAZARE TAVARES ZENAIDE