PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: GIOCONDA MARIA MEDEIROS AZEVEDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GIOCONDA MARIA MEDEIROS AZEVEDO
DATA: 25/08/2021
LOCAL: https://meet.google.com/ovr-kkna-xjf
TÍTULO: O CONHECIMENTO BIOLÓGICO EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DOS ANOS INICIAIS: UMA ANÁLISE DE PARÂMETROS E INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E AS PRÁTICAS EPISTÊMICAS E CIENTÍFICAS
PALAVRAS-CHAVES: Conhecimento Biológico; Alfabetização Científica; Práticas Epistêmicas e Científicas; Livro Didático de Ciências; Anos Iniciais; Ensino Fundamental.
RESUMO: Um dos objetivos do ensino de ciências é promover a alfabetização científica e é importante para os anos iniciais do ensino fundamental, pois é o espaço de iniciação das crianças ao conhecimento científico no ambiente escolar e contribui para a formação e o desenvolvimento da cidadania dos estudantes. De acordo com documentos curriculares nacionais (Parâmetros Curriculares Nacionais-PCN e Base Nacional Comum Curricular-BNCC, por exemplo), o conhecimento biológico faz parte da composição curricular da disciplina escolar Ciências para os anos iniciais do Ensino Fundamental advindos das várias áreas que compõem a ciência Biologia e, portanto devem se configurar nos livros didáticos para esta disciplina e para este nível escolar. Esses livros didáticos, atendendo ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para os anos Iniciais (PNLD), devem estar de acordo com as orientações curriculares vigentes. Na área de Educação em Ciências e Ensino de Biologia, constata-se que o conhecimento biológico nesse nível de ensino é um assunto ainda pouco estudado. Este trabalho toma como questões de pesquisa: a forma como os livros didáticos de ciências – anos inicias (PNLD-2019) se organiza na estrutura e sequenciação dos conteúdos e atividades relacionados ao conhecimento biológico possibilitam aos alunos condições para o desenvolvimento de parâmetros e indicadores de alfabetização científica? Como as práticas científicas e epistêmicas estão presentes nos conteúdos que envolvem o conhecimento biológico identificados nos livros didáticos de Ciências para os anos iniciais, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (2019-2022) e como se relacionam com o processo de alfabetização científica? O conteúdo que envolve o ensino de ciências a ser encontrado nos livros didáticos deve colaborar para que os alunos desenvolvam uma formação crítica, envolvendo a construção de um ensino questionador e problematizador, instigando assim, a compreensão de um conhecimento científico que desperte no aluno uma alfabetização científica contextualizada. Esse tema emerge da necessidade de entendermos como o conhecimento biológico se faz presente nos livros didáticos e qual o seu potencial para o desenvolvimento de alfabetização científica, práticas científicas e epistêmicas. As práticas científicas se relacionam com ações como, por exemplo, fazer observações, levantar hipóteses e tentar comprová-las, enquanto que as práticas epistêmicas se relacionam com processos investigativos, como a proposição, a comunicação, a avaliação e a legitimação de ideias. O objetivo geral desta pesquisa é analisar como o conhecimento biológico está presente em livros didáticos de ciências dos anos iniciais, através de uma análise de parâmetros e indicadores de alfabetização científica e práticas epistêmicas e científicas, tendo como objetivos específicos: caracterizar o conhecimento biológico constante no ensino de ciências nos anos iniciais presente nos livros didáticos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental; identificar os parâmetros e indicadores de alfabetização científica e descrever as práticas epistêmicas e as práticas científicas presentes nesses conteúdos, no ensino de ciências nos anos iniciais. Para isto vem sendo realizada uma pesquisa qualitativa para localizar indícios de textos, esquemas, problematizações/questões e imagens, no contexto do conhecimento biológico em livros didáticos de ciências-anos iniciais (PNLD/2019-2022), que possam auxiliar o professor no desenvolvimento da alfabetização científica e de práticas científicas e epistêmicas de seus alunos. Para a escolha desses livros, estão sendo identificadas as coleções de Ciências Naturais que são adotadas por escolas públicas municipais de João Pessoa (PB), investigando-se as duas coleções mais adotadas. A metodologia de análise toma como base a Análise de Conteúdo de Bardin, do tipo análise temática que consiste em uma das modalidades da análise de conteúdo, com a construção de categorias que nos remete a identificação de verbos e termos de ação dentro das unidades didáticas analisadas e relacionadas a práticas científicas e epistêmicas. A análise dos dados toma como base a orientação teórica fornecida pelos três parâmetros de alfabetização científica descritos por Shen (1975), considerando apenas a parte textual dos livros, alguns dos indicadores de alfabetização científica propostos por Sasseron e Carvalho (2008) e Pizarro (2014) também estão sendo utilizados. A análise do material inicialmente vem identificando e caracterizando como o conhecimento biológico se faz presente nessas coleções e como definem esse conhecimento. Na relação que estamos a tecer entre o conhecimento biológico presente nos livros didáticos de ciências – anos inicias do Ensino Fundamental e o seu potencial de uso para o desenvolvimento de parâmetros e indicadores de alfabetização científica e práticas científicas e epistêmicas na aprendizagem dos alunos, devemos pensar no ensino de Ciências voltado para o uso do livro didático como um dos recursos que tenha potencial de promover a Alfabetização Científica a partir de parâmetros/indicadores de AC e práticas epistêmicas e científicas.
Presidente - 338390 - MARSILVIO GONCALVES PEREIRA
Interno - 1372844 - FRANCISCO JOSE PEGADO ABILIO