PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: OTÁVIO AUGUSTO CHAVES RUBINO DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: OTÁVIO AUGUSTO CHAVES RUBINO DOS SANTOS
DATA: 26/08/2021
LOCAL: meet.google.com/qfy-sdne-uwj
TÍTULO: O saber pedagógico feminista das yoginis do movimento Hare Krishna RESUMO
PALAVRAS-CHAVES: Saber; Yoginīs; Teoria Arqueológica do Discurso, Pedagogias Feministas, Estudos Culturais da Educação; Movimento Hare Krishna.
RESUMO: A presente tese faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE - UFPB) na linha de pesquisa dos Estudos Culturais da Educação (ECE). Assim, esse trabalho se estrutura a partir do conceito de saber, tendo, neste, a ideia chave seguida na pesquisa. O objeto de investigação é “o saber pedagógico feminista das yoginīs do movimento Hare Krishna”. A tese é de que há uma singularidade de saberes que são específicos das yoginīs do movimento Hare Krishna. A problemática central é: quais são as condições de possibilidades de existência do saber pedagógico feminista das yoginīs do movimento Hare Krishna? Por conseguinte, o objetivo geral é: analisar e descrever as condições de possibilidades de existência do saber pedagógico feminista das yoginīs do movimento Hare Krishna. A abordagem teórico-metodológica é a Teoria Arqueológica do Discurso (TAD) instituída por Foucault em suas primeiras obras. Os sujeitos que fazem parte dessa pesquisa são as mulheres integrantes do movimento Hare Krishna (yoginīs). Nesse sentido, pesquiso sobre o saber dessas yoginīs a partir das especificidades da TAD. Dessa forma, a pesquisa aborda a posição de sujeito chamada yoginīs e os saberes que constituem o discurso que existe quando se ocupa essa posição de sujeito singular. É uma pesquisa sobre o que pode, ou não, ser dito por essas mulheres em determinada época. Dessa forma, “posição de sujeito” e “saber” são as categorias teórico-metodológicas e “Estudos culturais da Educação”, “Pedagogias Feministas”, “yoga” e “yoginīs” são as categorias temáticas. O movimento Hare Krishna é a instância na qual a pesquisa se desenvolve.
Presidente - 1024809 - ERENILDO JOAO CARLOS
Interno - 2506180 - JEANE FELIX DA SILVA