PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: TESSY PRISCILA PAVAN DE PAULA RODRIGUES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TESSY PRISCILA PAVAN DE PAULA RODRIGUES
DATA: 31/08/2021
HORA: 14:30
LOCAL: https://meet.google.com/yvq-zwit-pwt
TÍTULO: PEDAGOGIA DOS CORPOS VIVOS: RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO POPULAR, AGROECOLOGIA E CAMPONESES EXPERIENTES DE DIFERENTES GERAÇÕES
PALAVRAS-CHAVES: EDUCAÇÃO POPULAR; AGROECOLOGIA; CAMPONESES EXPERIENTES.
PÁGINAS: 307
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: Antropologia Educacional
RESUMO: Esta pesquisa teve como objetivo central investigar a relação entre camponeses de distintas gerações cujos jovens são oriundos do curso “Residência Agrária Jovem da Paraíba” (RAJ-PB), compreendendo essa relação como processos genuínos de Educação Popular (EP). Tais camponeses tem em comum assumirem a Agroecologia como força-síntese que, vinculada a um projeto societário, nos convida a reconfigurar o metabolismo entre natureza e sociedade. Partindo da pergunta "Quais foram os processos educativos que inspiraram estas juventudes no caminho da Agroecologia?", a tese foi organizada em quatro capítulos. O primeiro capítulo apresenta as raízes e os trilhamentos da pesquisa, cujos procedimentos metodológicos estiveram ancorados nas estratégias da Pesquisa Participante com influência etnográfica. Os instrumentos metodológicos utilizados foram: revisão bibliográfica, pesquisa no arquivo e material oriundos da RAJ-PB produzidos pelos jovens egressos do curso, revisitação dos cadernos de campo e realização de entrevistas semi-estruturadas. As categorias centrais do trabalho, Educação Popular e Agroecologia, são analisadas de maneira relacional no segundo capítulo, onde estão presentes os fundamentos e os nexos entre as mesmas. Esta relação é tratada como potência que pode contribuir para o enfrentamento da necropolítica. A relação entre as noções de juventudes camponesas e camponeses de gerações anteriores são trabalhadas no terceiro capítulo, onde os sujeitos da pesquisa se revelam como camponeses experientes no caminho da Agroecologia. Aspectos históricos acerca dos territórios de produção de vida e o sentido dos sonhos de tais sujeitos e suas interfaces com projetos coletivos emergem como relevantes para reconstrução de nossa memória biocultural. O significado da Agroecologia para os sujeitos da pesquisa, trabalhado no quarto capítulo, revela sentidos comuns, destacando as camponesas, os camponeses, seus ancestrais e a terra como principais sujeitos construtores da mesma. Conclui-se que a relação intergeracional entre camponeses experientes, atravessada por diferentes agentes de mediação no caminho da Agroecologia constrói uma Pedagogia dos Corpos Vivos, pautada pela circularidade dos saberes, em tempos nos quais permanecer vivo se mostra como questão epocal e desafio urgente à espécie humana, ao mesmo tempo em que o desprezo às vidas se descortina como prática sistemática de forças hegemônicas no contexto da atualidade brasileira.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1160748 - LUIZ GONZAGA GONCALVES
Interno - 338352 - SEVERINO BEZERRA DA SILVA
Externo ao Programa - 1632941 - ALEXANDRE EDUARDO DE ARAUJO
Externo ao Programa - 1419125 - ALBERTINA MARIA RIBEIRO BRITO DE ARAUJO
Externo à Instituição - LAIS SILVEIRA FRAGA
Externo à Instituição - MARCELO VAZ PUPO
Externo à Instituição - WILON MAZALLA NETO