PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: MICHELLE APARECIDA GABRIELLI BOAVENTURA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MICHELLE APARECIDA GABRIELLI BOAVENTURA
DATA: 27/08/2021
LOCAL: Google Met
TÍTULO: O TRABALHO DOCENTE EM DANÇA: uma análise crítica desde a formação profissional à atuação na educação básica
PALAVRAS-CHAVES: Professor de dança. Dança na escola. Trabalho docente em dança. Educação Popular.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação de Adultos
RESUMO: O presente estudo tem como objetivo principal compreender a realidade dos professores de dança de escolas municipais da educação básica de João Pessoa-PB, verificando sua inserção e permanência em seu campo de atuação, bem como suas práticas e condições de trabalho, a partir de uma abordagem que seja problematizadora, crítica e dialógica. Partiu-se da hipótese de tese de que o desconhecimento da dança como profissão de nível superior constitui-se um dos elementos de precarização das condições de trabalho do professor de dança inserido na educação básica. Esta tese foi desenvolvida por meio da pesquisa qualitativa, caracterizando-se como explicativa uma vez que se buscou identificar os fatores que contribuem para que o professor de dança de escolas formais sejam precarizados em seu ambiente de trabalho. A pesquisa se fundamenta no Materialismo Histórico-Dialético, na qual utilizou-se o método dialético para realizar a análise dos resultados. A produção dos dados se deu a partir de entrevista semiestruturada, da aplicação de um formulário sobre o perfil socioeconômico, dados pessoais e trabalhistas dos professores participantes e de um questionário aberto. Os sujeitos desta pesquisa são 11 (onze) professores da área de dança que lecionam para os segmentos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Educação de Jovens e Adultos escolhidos a partir do critério de terem ingressado na rede pública municipal de ensino em 2015 a partir do Concurso realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa-PB para cargos na Secretaria de Educação e Cultura (Edital nº 01, de 08 de novembro de 2013). Os resultados encontrados demonstram que, ao considerar a perspectiva dialógica e humanista da Educação Popular junto a visão do professor de dança da educação básica, a compreensão de quaisquer atos educativos formais exige pensar como sujeito de ação e que a partir da atuação de cada um constrói-se cenários de disputas de controle social. Tais considerações embasam e qualificam o trabalho educacional, e aí se inclui o professor de dança, visto que a sua inserção e permanência nos postos de trabalho configuram-se como disputas de poder e a precarização das condições de trabalho denotam as visões de mundo que se tem, mas também o mundo que se deseja alcançar, tendo a humanização desses espaços como foco a ser conquistado.
Presidente - 2413160 - ALINE MARIA BATISTA MACHADO
Interno - 6334885 - RICARDO DE FIGUEIREDO LUCENA