PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: THAIS GOMES DE VASCONCELOS

DISCENTE: THAIS GOMES DE VASCONCELOS
DATA: 31/08/2021
LOCAL: plataforma Google Meet
TÍTULO: O FÓRUM DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA PARAIBA E SUA ARTICULAÇÃO COM AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS
PALAVRAS-CHAVES: FEIPB. MIEIB. Paraíba. Brasil. Políticas Educacionais. Educação Infantil.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Política Educacional
RESUMO: Os Fóruns de Educação Infantil são movimentos sociais que atuam em debates e formulações das políticas públicas para crianças de zero a cinco anos de idade no Brasil. Conhecer suas articulações políticas é de suma importância para a política educacional, pela sua atuação em todos estados brasileiros e no Distrito Federal e pela influência que exercem no contexto educacional brasileiro considerando a conquista dos direitos à educação básica e a garantia de seu financiamento, em especial para a primeira infância. Diante dessa constatação, esta dissertação tem por objetivo geral analisar a articulação do Fórum de Educação Infantil do Estado da Paraíba, em relação às políticas educacionais estaduais e nacionais. A pesquisa foi guiada pelos seguintes objetivos específicos: mapear as políticas educacionais para crianças pequenas a partir da Constituição Federal de 1988; conhecer o que são e como atuam os fóruns de Educação Infantil; e historicizar a criação e atuação do FEIPB. Como referencial teórico, as análises foram fundamentadas pelo Ciclo de políticas proposto por Stephen Ball (2014), que consiste em cinco contextos articulados para compreender as políticas educacionais: contexto de influência, contexto de produção de texto, contexto de prática, contexto de resultado e contexto de estratégia. Essa escolha se deu por considerar que esse modelo analítico permite compreender as diferentes fases da formulação e implementação da política educacional. Trata-se de pesquisa qualitativa que se desdobra a partir das análises documentais, bibliográficas, e de entrevistas semiestruturadas realizadas com informantes chaves.
Presidente - 1143495 - DALILA ANDRADE OLIVEIRA
Interno - 1225094 - JORGE FERNANDO HERMIDA AVEIRO