PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: SUELY ARAGÃO AZEVEDO VIANA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SUELY ARAGÃO AZEVEDO VIANA
DATA: 31/08/2021
LOCAL: meet.google.com/jkg-vyke-vcn
TÍTULO: AUTOAVALIAÇÃO DE UM CENTRO UNIVERSITÁRIO DA PARAÍBA NO CONTEXTO DO SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES DOS RELATÓRIOS INSTITUCIONAIS (2017-2020)
PALAVRAS-CHAVES: Autoavaliação. Avaliação Institucional. Comissão Própria de Avaliação. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Centro Universitário – UNIESP.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
RESUMO: Esta tese está vinculada à Linha de Pesquisa em Políticas Educacionais, no eixo temático sobre Avaliação da Educação Superior, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE-UFPB). Tal estudo encontra-se inserido no campo da avaliação institucional da educação superior no Brasil, instituído a partir da publicação da Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) visa garantir melhorias na qualidade da educação superior, orientando sua expansão de oferta, ampliando a permanência da eficácia institucional, promovendo o aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições, a partir do respeito à diferença e à diversidade, como também da afirmação da autonomia e da identidade institucional. Assim, o objetivo geral foi analisar os resultados apresentados nos Relatórios de Autoavaliação da IES, a partir da perspectiva das diretrizes do SINAES, para subsidiar a gestão institucional do Centro Universitário – UNIESP. A presente investigação foi pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa, e em Com relação aos objetivos, trata-se de pesquisa exploratória. Levando-se em consideração os procedimentos adotados, lançou-se mão de pesquisas bibliográfica, documental e estudo de caso, e os dados coletados foram analisados a partir da Análise SWOT, utilizada como ferramenta para identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, que impactam positiva ou negativamente na qualidade da educação no âmbito do UNIESP, sendo que a amostra constitui-se dos quatro Relatórios de Avaliação Institucional Interna (RAAI’s). Este estudo permitiu constatar que a Comissão Própria de Avaliação (CPA) do UNIESP vem realizando a autoavaliação da IES de acordo com as legislações brasileiras vigentes, uma vez que dos cinquenta indicadores traçados pelo SINAES instituídos no ano de 2017, 42 foram contemplados, já no ano de 2018, 37 indicadores foram abordados, em 2019, apenas cinco dos indicadores foram contemplados e no ano de 2020, observou-se que 40 indicadores foram contemplados, predominando assim, a presença dos indicadores contemplados plenamente nos RAAI’s analisados. Os resultados encontrados evidenciaram que a instituição vem apresentando melhorias significativas no processo de ensino-aprendizagem e administrativo, fatos estes que podem ser atribuídos também ao papel efetivo da CPA que permite subsídios para que os gestores identifiquem as fragilidades da instituição e planejem alternativas de superação dos obstáculos encontrados.
Presidente - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA
Interno - 338276 - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES