PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSICLEIDE FARIAS GUIMARAES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSICLEIDE FARIAS GUIMARAES
DATA: 27/08/2021
HORA: 09:00
LOCAL: https://meet.google.com/htc-pmvg-iey
TÍTULO: A PROPOSTA PEDAGÓGICA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE TEMPO INTEGRAL DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA/PB: A concepção dos tutores sobre a tarefa para casa à luz da colaboração em Vigotski
PALAVRAS-CHAVES: Escola de tempo integral. Tutores. Tarefa para casa.
PÁGINAS: 70
RESUMO: RESUMO Nos últimos anos a escola de tempo integral vem ressurgindo de forma mais ampla e se efetivando em diversos municípios brasileiros. Com a jornada escolar ampliada, o aluno passa a realizar a tarefa para casa na própria escola sob a orientação do tutor, que além de orientar as atividades relacionadas a higiene, recreação e descanso, também é responsável por dar continuidade às atividades pedagógicas no contraturno. A tarefa para casa é um instrumento pedagógico bastante utilizado no meio docente, trata-se de uma prática presente na escola desde o Brasil Colônia (1500-1822). Embora esteja presente no cotidiano escolar, a tarefa para casa enquanto objeto de estudo científico, tendo em vista sua abrangência e importância que pode exercer para a aprendizagem, apresenta estudos ainda incipientes e aparece em alguns trabalhos de pesquisas como subtemas. Diante da necessidade de refletir sobre esse instrumento pedagógico e as concepções que giram em torno dele, foi elaborado a seguinte questão norteadora da pesquisa: Qual a concepção dos tutores sobre a tarefa para casa em escola de tempo integral à luz da colaboração em Vigotski? Dessa forma, o objetivo da pesquisa é investigar a concepção dos tutores sobre a tarefa para casa em escolas de tempo integral na rede pública de ensino de João Pessoa/PB, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Do ponto de vista metodológico a abordagem adotada é de natureza qualitativa e cunho exploratório. O enfoque teórico-metodológico desse trabalho é pautado no materialismo histórico dialético. Portanto, trabalharemos com autores como Gramsci (2007), Vigotski (1999, 2000), Leontiev (1978), Saviani (2013,2019), Duarte (2000,2002), Gamboa (1989), entre outros, que contribuem com a proposta metodológica em pauta. Para obtenção das informações utilizaremos a entrevista semiestruturada e para análise das informações usaremos a hermenêutica dialética em Minayo (2014). Os sujeitos da pesquisa serão 10 tutores de 5 escolas de tempo integral de diferentes bairros do município de João Pessoa-PB.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 396857 - MARIA DAS GRACAS DE ALMEIDA BAPTISTA
Interno - 1423789 - NILVANIA DOS SANTOS SILVA
Interno - 2008675 - TANIA RODRIGUES PALHANO
Externo ao Programa - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS
Externo à Instituição - DORIVALDO ALVES SALUSTIANO
Externo à Instituição - FERNANDA DE LOURDES ALMEIDA LEAL