PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: JEANE TRANQUELINO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JEANE TRANQUELINO DA SILVA
DATA: 31/08/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Google Met
TÍTULO: ONGs, EDUCAÇÃO POPULAR E PROTAGONISMO JUVENIL: um estudo da Associação Comunitária Nova Vida no município de Sapé –PB
PALAVRAS-CHAVES: Organizações Não Governamentais – ONGs ; Protagonismo Juvenil; Educação Popular.
PÁGINAS: 97
RESUMO: O termo ONG (Organização Não Governamental) nasceu na década de 1940. Foi utilizado pela ONU para designar entidades não oficiais que recebiam ajuda financeira de órgãos públicos para executar projetos de interesse social. No Brasil, ganham força a partir dos anos de 1990, período em que os governos neoliberais incentivaram a participação da sociedade civil para atuar nas questões sociais, favorecendo a capacidade de atuação dessas instituições. Essa relação favoreceu a retirada do próprio Estado da esfera social, e ganharam importância as ONGs por meio de políticas de parceria estruturadas com o poder público. Essas entidades atuam em diversas áreas, e, a despeito de suas contradições, geralmente colaboram com o desenvolvimento da cidadania e expansão da democracia, em alguns momentos auxiliando a gestão pública com o intuito de minimizar os problemas sociais existentes no país. A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a ONG Associação Comunitária Nova Vida (ACNV) a fim de explicar se contribuem para o protagonismo juvenil nas lutas e organizações sociais no município de Sapé – PB a partir dos princípios da Educação Popular. Os objetivos específicos visam: Identificar quais os princípios da Educação popular estão presentes nas ações da referida ONG; Sistematizar as contribuições da ONG que possibilitam uma ação de protagonismo juvenil nos espaços de conquista por políticas públicas; Analisar quais os procedimentos metodológicos utilizados nas ações da ONG; Analisar os impactos e conquistas do protagonismo juvenil promovido pela ONG na vida dos jovens participantes. Metodologicamnte nos fundamentamos no Materialismo Histórico Dialético para melhor compreender as contradições das ONGs e analisar a ONG ACNV no contexto da totalidade social. Trata-se de uma pesquisa explicativa com abordagem qualitativa e do tipo estudo de caso. Como instrumentos de coletas de dados serão utilizadas a observação participante, a análise documental, entrevistas semiestruturadas com educadores, educandos e coordenação pedagógica da ONG ACNV. Nos ancoramos em autores críticos (como Freire (2001), Gohn (2003), Machado (2009 e 2012), Landim (1993 e 2013), e nas legislações que discutem ONGs, protagonismo juvenil e Educação popular. Como resultados prévios já alcançados, ressaltamos os trabalhos encontrados nos Programas de Pós-Graduação em Educação na região Nordeste, os quais apontam a incipiência de estudos que tragam a visibilidade a categoria ONGs fundamentadas na Educação Popular e Protagonismo Juvenil.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2413160 - ALINE MARIA BATISTA MACHADO
Externo ao Programa - 1030416 - MARIA DO SOCORRO DE SOUZA VIEIRA
Externo à Instituição - JOSE MATEUS DO NASCIMENTO
Externo à Instituição - LEANDRO ROGÉRIO PINHEIRO