PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: CHRISTIANO CORDEIRO SOARES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CHRISTIANO CORDEIRO SOARES
DATA: 30/08/2021
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/bih-hnuc-ozk
TÍTULO: POLÍTICAS DE INCLUSÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO COMPARADO DE BOAS PRÁTICAS ENTRE INSTITUIÇÕES EUROPEIAS E LATINO-AMERICANAS
PALAVRAS-CHAVES: Políticas de inclusão. Pessoas com deficiência. Educação Superior. Colaboração internacional.
PÁGINAS: 68
RESUMO: A inclusão de pessoas com deficiência na educação superior é um fenômeno que se inicia de forma tímida na segunda metade do Século XX e passa a ganhar musculatura em diversos países no Século XXI. Nesse cenário, objetivamos realizar um estudo comparado de boas práticas acerca do direito universal à educação e da materialização das políticas de inclusão que produzem condições de equidade voltadas para as pessoas com deficiência na educação superior em instituições europeias e latino-americanas participantes do projeto SOLIDARIS, a partir da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência de 2006. O SOLIDARIS é um projeto aprovado na política educacional de colaboração internacional no âmbito do programa Erasmus Plus da União Europeia. Parte da tese é a de que as políticas de inclusão para as pessoas com deficiência só acontecem a partir de uma rede metaestável. Ancorados no materialismo histórico-dialético, que permitiu a relação entre teoria e práxis, refletimos sobre o papel de organizações em cooperação educacional internacional e o caráter metaestável das relações sociais que visam assegurar direitos e políticas públicas de inclusão das pessoas com deficiência na educação superior. Para tanto, utilizamos a metodologia do estudo comparado de boas práticas para as pessoas com deficiência, alicerçado pelas visitas de observação e pela análise documental das instituições europeias e latino-americanas e de seus respectivos países. Os resultados preliminares evidenciam, entre outros aspectos, que as redes de estudos sobre as pessoas com deficiência e os tratados internacionais materializados como direito conduzem a um duplo movimento sinérgico: por um lado, esses estudos modificam as leis internas dos países em direção à inclusão educacional; por outro lado, as normas internacionais são fontes de luta para assegurar as políticas de inclusão para as pessoas com deficiência. Em relação à implementação dessas políticas públicas na educação superior das nações estudadas, ponderamos que mesmo registradas em documentos técnicos não há garantias de que são exequíveis, compreendendo-se assim como campos de disputa que se ativam na metaestabilidade.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 338276 - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES
Interno - 268015 - EDINEIDE JEZINI MESQUITA ARAUJO
Interno - 1225094 - JORGE FERNANDO HERMIDA AVEIRO
Interno - 3016596 - MUNIQUE MASSARO
Externo à Instituição - ROCIO VALDERRAMA HERNANDEZ
Externo à Instituição - EDUARDO GOMES ONOFRE
Externo à Instituição - BETÂNIA DA MATA RIBEIRO GOMES