PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: ANA CLAUDIA CAVALCANTI DE ARAUJO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA CLAUDIA CAVALCANTI DE ARAUJO
DATA: 27/08/2021
LOCAL: Programa de Pós-graduação em Educação (sala virtual)
TÍTULO: Organizações Sociais e gestão escolar nas escolas estaduais da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Políticas Educacionais. Gestão escolar. Organizações Sociais. Educação. Público-privado.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Sistemas Educacionais
RESUMO: A pesquisa versa sobre a gestão das escolas estaduais de educação básica pelas Organizações Sociais, no estado da Paraíba. O que se procura neste estudo é compreender o contexto que motivou o redesenho das novas relações entre o público e o privado da educação pública brasileira, destacando-se o quase-mercado e o público não-estatal, que resultou na tendência de dispersão da atividade estatal, no que se refere a oferta educacional, e na concentração dessas atividades nas entidades situadas na esfera da Organizações da Sociedade Civil – OSC, cujas organizações constituem, junto a outros tipos de instituições, o Terceiro Setor, na qual se destacam as Organizações Sociais. Tendo como fundamento teórico e metodológico ao materialismo histórico e dialético, a pesquisa conclui o seguinte: apesar das nobres intenções explicitadas pelas autoridades educacionais do Estado da Paraíba, as parcerias público-privadas concretizadas através de Organizações Sociais ocorridas no mercado educacional, servem para adequar à gestão educacional à ideologia ultraliberal imposta pelas autoridades nacionais após a quebra institucional ocorrida com o golpe jurídico-midiático-parlamentar de 2016.
Presidente - 1225094 - JORGE FERNANDO HERMIDA AVEIRO
Interno - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA