PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: ALDAROSA CARTAXO JACOME

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALDAROSA CARTAXO JACOME
DATA: 02/09/2021
LOCAL: meet.google.com/hak-cqga-bys
TÍTULO: A AMPLIAÇÃO DEMOCRÁTICA DA UFPB E O DIREITO À EDUCAÇÃO: Uma análise do Programa Nacional de Assistência Estudantil no período de 2010 a 2018
PALAVRAS-CHAVES: PNAES; assistência; democracia; IFES; educação.
ÁREA: Educação
RESUMO: No âmbito das IFES, as políticas de expansão e ações afirmativas emergiram diante dos anseios históricos por um ambiente acadêmico mais inclusivo e justo. A presente tese propôs analisar a trajetória, no período de 2010 a 2018 e a recontextualização do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), como instrumento democrático no processo de expansão da UFPB. A abordagem empregada para a sua realização foi quanti-qualitativa e classificada como do tipo exploratória. Ademais, o trabalho foi fundamentado pela abordagem teórica metodológica do Ciclo de Políticas, ancorados pelos contextos da influência, produção de texto e da sua prática (BOWE; BALL; GOLD, 1992), considerando a repercussão do macro no micro contexto, incluindo a dinâmica da interpretação e tradução dos sujeitos que colocam o programa em ação no âmbito da instituição (BALL; MAGUIE e BRAUN, 2016). Como estratégias de coleta de dados foram adotadas as pesquisas bibliográficas e documentais, bem como a realização de entrevistas semiestruturadas aplicadas aos sujeitos envolvidos com a construção da prática do PNAES localmente, nos perfis de gestão e de servidores dos cargos de psicólogo, assistente social e pedagogo da Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante - PRAPE. Os achados evidenciaram que o contexto de limitação material e de transformação do perfil dos estudantes influenciaram a dinâmica de construção da assistência estudantil na instituição, que implicou no processo de acomodação, prioridades e ajustes necessários ao programa localmente. Ademais, os resultados apontaram que o contexto da produção de texto repercutiu na prática do PNAES. Conclui-se que o PNAES é um instrumento de relevância no atual cenário das IFES, em que a sua continuidade e fortalecimento são imprescindíveis para a sustentabilidade do processo de ampliação democrática afirmado na UFPB.
Presidente - 1117638 - WILSON HONORATO ARAGAO
Interno - 338276 - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES