PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: CINTHYA RAQUEL PIMENTEL DA MOTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CINTHYA RAQUEL PIMENTEL DA MOTA
DATA: 27/08/2021
LOCAL: Centro de Educação
TÍTULO: AVALIAÇÃO E ÉTICA DA RESPONSABILIDADE NO ENSINO MÉDIO: A PERSPECTIVA DOCENTE NA DINÂMICA DE SENTIDOS DA TEORIA E DA PRÁTICA
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação. Ética da responsabilidade. Percepção docente. Aprendizagem transformadora. Ensino e aprendizagem
RESUMO: A presente pesquisa se apresenta como uma proposta de diálogo com a avaliação e a ética da responsabilidade, proposta pelo filósofo Hans Jonas (2006), de uma maneira a levantar proposições significativas para a transformação de nossa sociedade, tendo como objetivo identificar argumentos que embasam o momento de avaliação, a partir de uma ética responsável na dinâmica de sentidos da teoria e da prática no ensino médio integrado do IFPB campus avançado Cabedelo Centro, bem como objetivos específicos: observar os discursos dos professores em relação aos conceitos, metodologias, estratégias e instrumentos de avaliação; analisar como os docentes utilizam seus conhecimentos teóricos sobre a avaliação da aprendizagem com as práticas do cotidiano em sala de aula; e identificar implicações de uma ética responsável no processo avaliativo para a concretização de aprendizagens significativas. Para o desenvolvimento de nossa pesquisa, utilizaremos os pressupostos da abordagem de pesquisa qualitativa, com base no paradigma epistemológico da Fenomenologia. Utilizaremos como técnica de coleta de dados a observação e a entrevista, e para análise dos dados os pressupostos do método fenomenológico. Recorreremos a esse tipo de pesquisa, visto a necessidade de compreender os contextos, dar voz aos pesquisados, respeitando suas singularidades. Nosso intuito é contribuir na construção e aprimoramento de novos conhecimentos acerca da temática, de modo que possa levantar novas reflexões e novos estudos, sendo assim, de extrema relevância no momento atual, pois acreditamos que que a prática da avaliação articulada com os princípios da ética da responsabilidade se constitui como ponto de partida para mudanças e transformações significativas para a educação e também para a sociedade, contribuindo no processo de ensino e aprendizagem.
Interno - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA
Interno - 1160748 - LUIZ GONZAGA GONCALVES