PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINE PRAXEDES DE ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALINE PRAXEDES DE ARAUJO
DATA: 30/08/2021
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: EDUCAÇÃO DO CAMPO PELO OLHAR FEMININO: BIOGRAFIAS DE EGRESSAS DO PRONERA/PB
PALAVRAS-CHAVES: Relatos biográficos; Educação do Campo; PRONERA; Educação Popular.
RESUMO: A presente pesquisa tem como escopo as narrativas biográficas das egressas do curso de Licenciatura em Pedagogia (2015-2019), pelo Programa Nacional da Reforma Agrária (PRONERA), desenvolvido na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no Centro de Educação. Investigamos o diálogo entre as aprendizagens educacionais e suas experiências vividas enquanto educadoras populares em suas comunidades do campo. Nossa investigação objetiva analisar as narrativas biográficas das egressas do curso de Pedagogia do PRONERA/UFPB acerca das suas experiências enquanto mulher camponesa e educadora popular. Objetivos específicos consistem em: a) conhecer a fortuna crítica acerca de pesquisa biográfica; decolonialidade de gênero; Educação Popular e Educação do Campo; b) pesquisar a produção documental sobre a Educação do Campo no Brasil e na Paraíba no contexto de desenvolvimento do PRONERA; c) analisar as narrativas biográficas das egressas a partir dos contextos social e cultural para compreendermos a decolonialidade de gênero presente em sua história de vida; e, d) perceber a Educação Popular no território camponês por meio do protagonismo feminino. Este estudo compreende a Educação do Campo e a Educação Popular como meios para a decolonialidade de gênero. Ancoramos nossos princípios metodológicos na História Oral e sua realização através da técnica de entrevista semiestruturada, de modo a evidenciar os sentidos produzidos pelas colaboradoras nas suas narrativas biográficas acerca dos processos formativos na vida em comunidade e no curso de Pedagogia.
Presidente - 338352 - SEVERINO BEZERRA DA SILVA
Interno - 1662400 - IVONALDO NERES LEITE