PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: PRISCILA MORGANA G DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PRISCILA MORGANA G DOS SANTOS
DATA: 14/12/2021
HORA: 09:00
LOCAL: https://meet.google.com/pmv-eqmc-fic
TÍTULO: Uma análise dos atos de Assédio Moral contra as Docentes da esfera pública Municipal de João Pessoa frente ao contexto sócio, político e educacional.
PALAVRAS-CHAVES: Profissão Docente. Políticas Educacionais. Assédio Moral.
PÁGINAS: 260
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: RESUMO O presente trabalho é um Estudo de Caso realizado entre Docentes que atuam na Prefeitura Municipal de João Pessoa e buscou compreender como elas vivenciam seu cotidiano laboral, face aos atos de Assédio Moral provocados pelos pares ou superiores, sobretudo em relação a fragilidade e até ausência de políticas que as amparem. É perceptível a complexidade do tema, ainda vivenciado com o silenciamento. O tema é preocupante, pois os setores educacionais da esfera pública se apresentam progressistas e defensores de um espaço educacional que promove a cidadania e respeito à diversidade, tendo como livros de cabeceira as obras de Paulo Freire, embora as práticas sejam distantes desses ideais. Dessa forma a Tese, que está sendo construída numa perspectiva qualitativa e descritiva, tem como objetivo geral analisar as práticas de atos de assédio moral realizados contra as Docentes da Esfera Municipal de João Pessoa e como estas compreendem as consequências dessas práticas em suas vidas profissionais e pessoais. Para a motivação deste trabalho de pesquisa, apresentamos o seguinte problema: Como as docentes da Educação básica do município de João pessoa têm vivenciado cotidiano com ações de Assédio Moral realizadas pelos seus pares ou chefes imediatos? Para a realização da comprovação de nossa Tese, apresentamos a seguinte Hipótese: O espaço profissional da Docência tem nas práticas de assédio a perpetuação do poder contradizendo a perspectiva de uma educação humanizadora. Para a realização da pesquisa, buscamos o depoimento de 20 Professoras da Prefeitura Municipal de João Pessoa, as quais foram ouvidas através da Entrevista semi-estruturada, realizadas pelo Google Meet no ano de 2021. Para a análise de dados seguiram-se os passos da Análise de Conteúdo de Bardin. O relato das Docentes foi definido como um elemento de grande importância para os enunciados propostos, pois desde a construção do Projeto de Doutorado supôs-se que elas poderiam romper com a estrutura do medo e silenciamento acerca do Assédio Moral vivenciado em seus momentos iniciais da Docência ou em momentos atuais da rotina pedagógica, na esfera pública municipal e portanto, oferecer uma justa observação sobre as ações e práticas resultantes de uma violência cultural que foi normalizada ao longo dos anos, inclusive dentro de estruturas educacionais. Os resultados obtidos anunciaram o precário preparo dos profissionais (chefes imediatos e pares das Docentes) atuantes do segmento educacional da Prefeitura Municipal de João Pessoa, quanto a identificação e a supressão dos atos de Assédio, assim como execução de uma rotineira naturalização de ações, que percorrem no rol do que é proibido por lei nas relações trabalhistas. Outro elemento percebido na pesquisa é que tais atos se apresentam como um grande entrave sobre a vida das Docentes, as quais estatisticamente, maioria na Educação Básica da Prefeitura Municipal de João Pessoa, se demonstram resilientes face aos atos de violência vivenciados. Elas exercem práticas de defesa e resistência, assim como ressignificam os espaços de trabalho e a sua profissão. A pesquisa sugere o necessário investimento e a forte propagação de reflexões e de ingerências paralelas por parte da Gestão da Prefeitura Municipal de João Pessoa, para que aquilo o que está instituído legalmente, sobre o cotidiano laboral, seja a prerrogativa maior das ações no trato das relações trabalhistas na esfera pública educacional, de forma que valorize a presença das mulheres na docência, tão imprescindível para a promoção de uma sociedade que respeita a cidadania.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 338276 - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES
Interno - 1117638 - WILSON HONORATO ARAGAO
Externo ao Programa - 1030421 - MARIA APARECIDA RAMOS DE MENESES
Externo à Instituição - FLÁVIO ROMERO GUIMARÃES
Externo à Instituição - WANILDA MARIA ALVES CAVALCANTI