PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: ISRAEL DIAS DA SILVA FILHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISRAEL DIAS DA SILVA FILHO
DATA: 31/08/2021
HORA: 00:00
LOCAL: sala virtual
TÍTULO: A (IN)VISIBILIDADE SOCIAL E MARGINALIZAÇÃO DAS ETNIAS CIGANAS FRENTE AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Invisibilidade Social. Etnia Cigana. Políticas Educacionais.
PÁGINAS: 84
RESUMO: A (IN)VISIBILIDADE SOCIAL E MARGINALIZAÇÃO DAS ETNIAS CIGANAS FRENTE AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS RESUMO Introdução: A realidade atual marcada pela pandemia, evidenciouproblemas coletivos imbricados com as questões do planeta terra e da humanidade. Neste sentido, enfrentamos mudanças que é possível identifica-las por toda parte do globo, mudanças que nos desafiam a vivermos em um mundo em profundas transformações marcado pelo fenômeno da globalização que implica questões, políticas, tecnológicas, culturais e econômicas. Nesse contexto global, nossa sociedade é marcada pela presença do indígena, do negro e dos povos imigrados de diversas origens, inclusive os ciganos que constituíram a nossa identidade nacional. A diversidade no contexto brasileiro, se caracteriza como um fenômeno na vida social do nosso país que se contrapõe a concepção da cultura uniforme imposta na colonização pelo branco europeu. Diversos grupos étnicos nos constituíram, com seus valores, usos e costumes contribuindo para a formação do patrimônio cultural do nosso povo, mas, continuam na luta pelos direitos sociais, sobretudo os ciganos. Portanto, é nessa perspectiva pluralista que realizaremos a pesquisa sobre os ciganos intitulada: A (in)visibilidade social e marginalização das etnias ciganas frente as políticas educacionais, tentando responder quais os avanços e retrocessos, e as possíveis mudanças e contribuições a partir dessas políticas sociais que foram possíveis efetuar-se na Comunidade Cigana fixada na Paraíba, no município de Sousa. A partir de sua implantação, principalmente, em relação ao direito à educação. Essa pesquisa pertence à linha de Políticas Educacionais do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (CE/PPGE/UFPB). Objetivos: pesquisar os processos de invisibilidade e marginalização dos ciganos fixados no município de Sousa/PB frente às Políticas Educacionais; conhecer o contexto da comunidade cigana de Sousa/Paraíba; Identificar os aspectos da identidade cigana e possíveis mudanças da aculturação no município de Sousa e verificar as condições concretas do contexto social: trabalho, renda e escolarização. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa fenomenológica, de abordagem qualitativa, de campo, constituída de aportes bibliográficos sobre as etnias ciganas e as políticas educacionais, e fontes documentais. A pesquisa quanto aos objetivos é do tipo exploratória descritiva e tem como interlocutores os próprios ciganos e as políticas públicas já garantidas em Lei. Participam da pesquisa 15 participantes que representam as lideranças ciganas, mas gestores públlicos da educação. Análise: os dados serão analisados à luz do referencial teórico selecionado, possibilitando assim atender os objetivos desejados. Na perspectiva fenomenológica, os dados são analisados fenomenologicamente por meio da redução, da análise de afirmações e temas peculiares e da busca de siginificados possíveis. Sendo necessário o pesquisador, suspender sua visão a priori e se apoiar no que aparecerar da experiência pesquisador-pesquisado. Os dados serão computados mediante um instrumento de coleta de dados: questionário semiestruturado por meio da técnica entrevista e apresentação do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e analisados intencionalmente a partir da comunicação das mensagens orais e escritas dos participantes por meio da análise de conteúdo de Bardin. A pesquisa respeitará padrões éticos de conduta, de maneira que não causem constrangimento para os sujeitos amostrais envolvidos na pesquisa, conforme a Resolução nº 510/16 e 251/97 do Conselho Nacional de Saúde/MS e suas Complementares, de acordo com a Plataforma Brasil.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 338276 - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES
Interno - 1117638 - WILSON HONORATO ARAGAO
Externo à Instituição - FLÁVIO ROMERO GUIMARÃES