PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: GISANIA CARLA DE LIMA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GISANIA CARLA DE LIMA
DATA: 23/09/2021
HORA: 14:00
LOCAL: PPGE
TÍTULO: JUVENTUDE RURAL E PROCESSOS EDUCATIVOS: um estudo de caso sobre as práticas de jovens em assentamentos rurais no Brejo Paraibano
PALAVRAS-CHAVES: Juventude. Campo. Educação.
PÁGINAS: 198
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A juventude passou a ser percebida como ator social importante para entendermos os impactos das mudanças que estão em curso na sociedade ao longo dos últimos anos representado um “espelho agigantado da sociedade”. A complexidade, os dilemas e as possibilidades de determinados contextos sociais são refletidos nas experiências das juventudes. Conhecer e compreender a contribuição dessas experiências em suas trajetórias tornou-se indispensável, tendo em vista que os jovens vivem um tempo de ser que se constitui com suas práticas, e resguarda uma autonomia conquistada com a participação. Processos educativos de formação social e política são organizados considerando a pluralidade e a diversidade das juventudes presentes em contextos diversos, possibilitando o reconhecimento da condição social dos jovens no mundo rural. Neste trabalho analisamos nas experiências de jovens em três assentamentos rurais do Brejo Paraibano nos processos educativos forjados nos princípios de uma educação emancipadora, a contribuição para o desenvolvimento de práticas de valorização e renovação da vida no campo, considerando a construção de uma identidade de jovem assentado e trajetórias de permanência traçadas por essa juventude. O referencial teórico-metodológico adotado fundamentou-se nas contribuições de Stropasolas (2006), Groppo (2015; 2017), Abramoway (2015), Regina Novaes (2013), Calado (1994, 2007), Brandão (1980, 1986, 2002, 2006, 2013), Gohn (1992, 2004, 2011), Streck (2006, 2013, 2016), Geraldo Leão e Maria Isabel Antunes Rocha (2015), Elisa Guaraná de Castro (2005, 2015), Paulo Freire (1987, 1992, 1996), Edward Palmer Thompson (1981, 1998), entre outros, do qual compreendemos a juventude como categoria social, como ator social no contexto rural, suas ações e projeções a partir dos processos educativos. Com o emprego da abordagem de pesquisa qualitativa optamos caminhar pelo método de estudo de caso, tomando como referências Yin (2001), Minayo (1992), Goldenberg (1997), Stropasolas (2006). Os desafios que se colocaram diante de nós fizeram com que fossemos além do que se apresentava como previsível e costumeiramente dito acerca dessa juventude para encontrar o que criam para acrescentar a sua história de vida, lançando-se ao encontro do excepcional, do extraordinário, do inesperado, do inédito viável. Nas narrativas dos jovens as práticas desenvolvidas revelam trajetórias que expressam a particularidade de suas experiências nesse contexto, e asseguram a existência de um lugar social para a atuação dessa juventude, que garante um sentido de pertencimento. As práticas observadas sinalizaram uma conexão com a concepção de educação presente em alguns processos que os jovens estiveram e estão inseridos. O saber construído nos processos tem o mérito de colaborar para que o jovem não seja desvinculado de sua realidade, mas que possa transformar as relações no cotidiano da atuação profissional, da produção e das sociabilidades nos assentamentos por meio do diálogo e da participação, que possibilitam um esperançar para essa juventude.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1160748 - LUIZ GONZAGA GONCALVES
Externo à Instituição - MARIA DA CONCEICAO MARIANO CARDOSO VAN OOSTERHOUT
Externo à Instituição - MARIA ISABEL ANTUNES ROCHA
Externo ao Programa - 1448856 - ORLANDIL DE LIMA MOREIRA
Presidente - 338352 - SEVERINO BEZERRA DA SILVA
Externo à Instituição - TEREZA CORREIA DA NOBREGA QUEIROZ