PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: STELLA MARCIA DE MORAIS SANTIAGO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: STELLA MARCIA DE MORAIS SANTIAGO
DATA: 29/09/2021
LOCAL: Sala do HISTEDBR/PPGE/CE
TÍTULO: Trajetórias e experiências de mulheres na reitoria da UFPB
PALAVRAS-CHAVES: Mulheres na reitoria. Trajetórias. Experiências. Gestão universitária.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO: A pesquisa Trajetórias e experiências de mulheres na reitoria da UFPB, lança luz sobre os desafios das mulheres frente às amarras históricas patriarcais que obstaculizam as relações de igualdade entre os gêneros e os engendramentos políticos, quase sempre constituídos como uma demarcação de poder do masculino na sociedade acadêmica. Nesse sentido, tem como objeto de estudo o reitorado de mulheres na UFPB, campo da pesquisa. Para tanto, o estudo parte da seguinte pergunta: Quem são as mulheres que chegaram à reitoria da UFPB e como se deu esse processo para elas? O objetivo central visa compreender as trajetórias e experiências de mulheres em cargos/funções de reitora, vice-reitoras e pró-reitoras da gestão universitária da UFPB a partir dos atravessamentos de gênero, de poder e das aprendizagens nesses lugares. Para isso, torna-se necessário apontar elementos representativos dos atravessamentos de gênero e poder por elas vivenciados institucionalmente; identificar aspectos que configuram a identidade-gestora e as aprendizagens constituídas por estas mulheres nos cargos/funções por elas ocupados; apresentar e analisar as narrativas de suas trajetórias e experiências como mulheres e gestoras. Esta pesquisa qualitativa de abordagem narrativa, utiliza-se como método a história de vida e formação, para contar as trajetórias da vida pessoal e profissional que marcaram o itinerário delas. As entrevistadas são as professoras que atuaram como gestoras, alcançando o patamar mais elevado da gestão universitária da UFPB, na qualidade de reitora, vice-reitoras e pró-reitoras. Para as análises e interpretações utilizamos como fontes principais: entrevistas com seis mulheres, coletando e registrando seus relatos, análise dos seus respectivos currículos, documentos institucionais; tomamos também como referência a pesquisa bibliográfica no que se refere ao recorte da história da educação das mulheres no Brasil. Como resultados da pesquisa, apresentamos as narrativas de suas importantes trajetórias e experiências como mulheres e gestoras, trazendo o debate e a reflexão sobre os atravessamentos de gênero que incidem nas relações de poder por elas vivenciados institucionalmente, delineando aspectos de uma identidade-gestora e evidenciando as aprendizagens nos cargos/funções por elas ocupados na gestão universitária, aliando-se, a análise de aspectos de sua percepção de si, enquanto mulheres-gestoras. Ainda assim, trazemos a contribuição para o campo da História da Educação na Paraíba sobre a participação e a representação das mulheres nesse espaço de decisão e poder, na sociedade acadêmica.
Interno - 1220709 - CHARLITON JOSE DOS SANTOS MACHADO
Interno - 2506180 - JEANE FELIX DA SILVA