PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: KLEBSON FELISMINO BERNARDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KLEBSON FELISMINO BERNARDO
DATA: 30/08/2021
LOCAL: https://meet.google.com/oyk-koij-cav
TÍTULO: Extensão Comunitária: a participação da comunidade na universidade tendo como base projetos da UFPB
PALAVRAS-CHAVES: Extensão Comunitária. Educação Popular. Participação. Extensão Universitária.
RESUMO: A pesquisa está apoiada na concepção de Extensão Comunitária e orientada de forma teórico-prática pela Educação Popular. A EC revigora a possibilidade de se fazer extensão de fora para dentro, ou seja, trazendo novos meios de produção do conhecimento, esse movimento permite a participação dos sujeitos populares não apenas enquanto participes de projetos de extensão, mas que possa fazer parte efetivamente do solo da universidade, participando e protagonizando nos processos de elaboração e produção nos projetos de extensão e consequentemente nas ações desenvolvidas no âmbito acadêmico. Para dialogamos sobre esse conceito, o estudo tem como objetivo central, compreender quais ações e impactos têm sido gerados por projetos de extensão popular da UFPB considerando o protagonismo da comunidade, do território e dos atores e autores locais, tendo como base a concepção de extensão comunitária. Com vistas a maior delineamento, o objetivo central se desdobou nos subsequentes objetivos específicos: caracterizar o conceito de Extensão Comunitária; identificar as aproximações da concepção da extensão comunitária com a educação popular; conhecer a percepção de protagonistas de projetos de extensão da UFPB na linha da educação popular acerca de sua compreensão sobre em que medida às ações dos projetos reverbera em mudanças dentro do campo acadêmico; verificar em que medida a participação da comunidade tem gerado desdobramentos nas ações da universidade e na forma de gerir os projetos; verificar quais são as formas de participação da comunidade nos projetos de extensão da UFPB, e se essa participação se desdobra no nível da gestão, da pesquisa e do ensino a partir do projeto. Importa saber que para efeito teórico-metodológico, a pesquisa contou com a colaboração de (MINAYO, 2014-1996; GIL, 2007-1999; VOSGERAU e ROMANOWSKI, 2014; TRIVIÑOS, 1987; GASKELL, 2005; GADAMER, 1999 e outros), quanto aos referenciais teóricos da produção textual dialogamos com (FREIRE, 1969-1979-1987-1996; BRANDÃO, 1995; CANANÉA e MELO NETO, 2017; CRUZ, 2018; DANTAS, 2009 entre outros). Com base nessas informações destaca-se que em termos metodológicos a referida pesquisa adota uma perspectiva qualitativa e de caráter exploratório (MINAYO, 2014; GIL, 2007). Para coleta dos dados realizou-se uma revisão narrativa da literatura (VOSGERAU; ROMANOWSKI, 2014) e entrevistas semiestruturadas (MYNAIO, 2014). Consideramos enquanto palavras-chave para análise do material bibliográfico a concepção de EC e sua interface com a EP, além das entrevistas em ambiente não presencial - (virtual), com doze (12) coparticipantes, que se divide em seis (6) projetos de extensão e seis (6) comunidades com as quais os respectivos projetos interagem. Em se tratando do tipo de análise dos dados, é importante ressaltar que a pesquisa conta com a hermenêutico-dialética, apoiada em (MINAYO, 2014).
Presidente - 2884817 - PEDRO JOSÉ SANTOS CARNEIRO CRUZ
Interno - 2413160 - ALINE MARIA BATISTA MACHADO