PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSILENE SILVA DE MOURAES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSILENE SILVA DE MOURAES
DATA: 30/09/2021
HORA: 09:00
LOCAL: meet.google.com/hrc-rtqe-duw
TÍTULO: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR: SIGNIFICADOS E MODOS DE AÇÃO DE DOCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação da Aprendizagem. Pedagogia Universitária. Didática no Ensino Superior. Docente. Curso de Pedagogia.
PÁGINAS: 69
RESUMO: A presente pesquisa está vinculada à linha de Processos de Ensino-Aprendizagem do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (CE/PPGE/UFPB) e tem por objetivo geral investigar os significados e modos de ação que estruturam as práticas avaliativas de professores/as do curso de Pedagogia de um dos Campus da Universidade Federal da Paraíba. O corpo docente é constituído por 16 professores/as do quadro permanente, assim distribuídos por área: Organização do trabalho pedagógico, com oito docentes; Ensino, com quatro docentes e Fundamentos da educação, com quatro docentes. A Avaliação da Aprendizagem tem um papel muito importante no processo de ensinar e aprender e, ao situá-la no curso de Pedagogia, podemos problematizar como os cursos de licenciatura preparam os/as profissionais que atuam na educação, entendendo que as experiências formativas, incluindo as que dizem respeito à avaliação, contribuem para a sua formação pedagógica. A presente pesquisa opera com o estudo de caso qualitativo do tipo instrumental; o delineamento metodológico inseriu-se em uma proposta de caráter qualitativo, baseando-se em um estudo exploratório, tomando como inspiração a abordagem epistemológica do Interacionismo Simbólico, em função de entendermos que a compreensão que o/a professor/a tem de avaliação não é fruto do pensamento isolado das relações que estabelece com o mundo, mas emergem justamente da interação com outros/as, sob a mediação de significados estruturados socialmente. Como técnicas de coleta de dados, escolhemos trabalhar com entrevista e questionário semiestruturado. Diante do contexto de isolamento social, devido à pandemia COVID-19, os dados foram coletados por meio ou ambiente virtual. O tipo de análise de dados escolhido para a pesquisa foi a Análise de Conteúdo, em Bardin (2016). Para contribuir com a qualificação das práticas avaliativas no referido curso, a base teórica da pesquisa foi construída de categorias conceituais que englobam a Avaliação da Aprendizagem, os estudos da Pedagogia Universitária e da Didática no Ensino Superior.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1152512 - JOSÉ LEONARDO ROLIM DE LIMA SEVERO
Interno - 2506180 - JEANE FELIX DA SILVA
Externo à Instituição - ELCIMAR SIMÃO MARTINS