PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCOS FELIPE GONCALVES MAIA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCOS FELIPE GONCALVES MAIA
DATA: 01/09/2021
LOCAL: Sala no google meet: meet.google.com/khy-xwdz-qpa
TÍTULO: GÊNERO E SEXUALIDADE NO ENSINO DE BIOLOGIA: REVISANDO A LITERATURA, DISCUTINDO PEDAGOGIAS QUEER-FEMINISTAS
PALAVRAS-CHAVES: Diversidade. Gênero. Sexualidade. Ensino de Biologia. Escola. Pedagogias queer e feminista.
RESUMO: Estudados em várias áreas e disciplinas, gênero e sexualidade são conceitos recentes no campo científico, interrelacionados, embora possam ser estudados separadamente ou, ainda, estabelecerem campos próprios. São problemáticas constituintes da experiência sociocultural e humana, em todas as fases da vida, por isso, estão presentes no cotidiano da escola. Porém são conceitos ainda pouco ou mal compreendidos e, quando se trata de currículo e prática docente, as temáticas de gênero e sexualidade têm sido rechaçadas, ou reduzidas a concepções morais e biologicistas, com raras exceções. Embora sua abordagem possa ser transversalizada no currículo, como indicado nos Parâmetros Curriculares Nacionais de 1998, em geral ela se circunscreve ao ensino de Biologia, que tem a reprodução humana como conteúdo explícito, ou a projetos específicos de educação para a sexualidade ou para a igualdade e diversidade de gênero. Esta pesquisa de doutorado em educação objetiva analisar estudos empíricos de práticas pedagógicas que abordam gênero e/ou sexualidade no ensino de Biologia no Brasil, de 1998 a 2021, quanto aos seus fundamentos científico-filosóficos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com análise de conteúdo, incluindo trabalhos publicados a partir de 1998, ano dos PCNs. São analisados textos de diversas tipologias: teses e dissertações da área de educação e ensino, artigos de periódicos e de anais de eventos, relatos de experiência, documentos e outros materiais que estejam disponíveis online na base de dados Google Acadêmico. Serão lidos apenas os textos que atendem aos critérios: disponibilidade imediata, escrito em português, inglês ou espanhol, desde que trate de práticas escolares brasileiras que se relacionem com o ensino de Biologia. Espera-se quantificar e mapear no tempo e espaço esses trabalhos, analisar os conteúdos, enfoques teóricos e problematizações presentes, e discutir seu alcance pedagógico. Para isso as análises explorarão quatro perguntas: 1) quais as relações político-cientométricas dos textos selecionados? 2) quais as práticas pedagógicas que tratam de gênero e sexualidade no ensino de Biologia? 3) quais os enfoques científicos que sustentam a prática e como se relacionam com pedagogias queer-feministas? 4) considerando que representações sociais sobre gênero e sexualidade circulam na cultura amplamente e na escola, e que afetam até mesmo a produção cientifica, bem como o ensino, como essas práticas pedagógicas confrontam representações sociais e conceitos científicos?
Presidente - 333019 - MARIA EULINA PESSOA DE CARVALHO
Interno - 2506180 - JEANE FELIX DA SILVA