PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: AMANDA GONÇALVES DE CARVALHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AMANDA GONÇALVES DE CARVALHO
DATA: 22/02/2019
HORA: 10:00
LOCAL: PPGE
TÍTULO: LETRAMENTO MATEMÁTICO: CONCEPÇÃO DOCENTE E PRÁTICA EM AULAS DE MATEMÁTICA
PALAVRAS-CHAVES: letramento matemático, concepção docente, textos em matemática e leitura em aulas de matemática.
PÁGINAS: 200
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, tem como foco as concepções docentes acerca do conceito de letramento matemático, com cinco professoras do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Neste sentido, busca-se investigar: Quais são as concepções docentes sobre letramento matemático e suas contribuições? Este trabalho está inserido no âmbito do programa de pósgraduação em Educação/PPGE-UFPB. A pesquisa busca analisar, num trabalho colaborativo com as professoras, as concepções e conceitos adjacentes como a leitura nas aulas de matemática e o uso de textos em aulas de matemática. A investigação foi realizada em uma escola, que faz parte da Rede Municipal de Ensino Básico da cidade de Recife, Estado de Pernambuco. O material de análise foi construído a partir de registros audiográficos e o diário de campo da pesquisadora. A análise foi realizada considerando-se as três categorias seguintes: (1) Concepção sobre letramento matemático; (2) Uso de textos em aulas de matemática e (3) Leitura em aulas de matemática. Concluímos que grande parte das professoras entrevistadas tem boa base teórica e subsídios acerca do objeto de estudo.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1126088 - ROGERIA GAUDENCIO DO REGO
Interno - 2113587 - MARIA ALVES DE AZEREDO
Externo à Instituição - ZELIA MARIA DE ARRUDA SANTIAGO