PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: DEBORA DE OLIVEIRA LOPES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DEBORA DE OLIVEIRA LOPES
DATA: 06/10/2021
LOCAL: meet.google.com/jqm-jwyn-ovn
TÍTULO: EXPANSÃO, DEMOCRATIZAÇÃO E QUALIDADE DE UNIVERSIDADES FEDERAIS DO NORDESTE EM PERSPECTIVA COMPARADA
PALAVRAS-CHAVES: Expansão. Democratização. Qualidade. Gestão. Universidades Federais.
RESUMO: O projeto de tese tem como tema a expansão, democratização e qualidade de Universidades Federais da região nordeste. O objetivo geral da presente investigação consiste em analisar, comparativamente, as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) de maior porte da região e compreender como se deu o seu desempenho diante das políticas públicas de expansão e democratização a que foram submetidas desde o ano de 2007. As IFES têm enfrentado medidas que tem dificultado sua expansão, o seu pleno funcionamento e sua autonomia, evidenciando assim a importância do pleno aproveitamento do período favorável à expansão, democratização e qualidade das IFES vivido em 2007 e anos seguintes. Questiona-se, portanto, como as IFES do Nordeste se comportaram durante esse período de breve expansão e democratização iniciado com o Reuni. Para tanto, adotou-se o estruturalismo como método de abordagem da tese, uma vez que o processo de expansão e democratização das IFES do Nordeste será analisada em toda sua estrutura e nas relações do sistema com o ambiente externo. O método de procedimento adotado será o comparativo e a pesquisa classificada como descritiva e de caráter quanti-qualitativo. Nesse sentido, através de uma pesquisa bibliográfica e documental, discorreu-se sobre a evolução histórica da Educação Superior no Brasil, evidenciando-se a sua expansão, democratização e qualidade. Com base em dados primários obtidos junto ao Tesouro Gerencial, CAPES, MEC e IFES analisadas, dados educacionais, como os índices acadêmicos de qualidade; dados financeiros, a exemplo do financiamento e orçamento executado pelas IFES e dados administrativos relacionados a estrutura e gestão das Instituições serão correlacionados a fim de compreender suas ligações com o processo de reestruturação ocorrido nas IFES e identificar correlações que propiciaram melhores resultados entre as IFES analisadas.
Presidente - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA
Interno - 2117521 - ANA CLAUDIA DA SILVA RODRIGUES