PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: RAQUEL DO NASCIMENTO SABINO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAQUEL DO NASCIMENTO SABINO
DATA: 30/09/2021
LOCAL: Sala do HISTEDBR
TÍTULO: O PROFESSOR AFONSO PEREIRA DA SILVA E A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO NA PARAÍBA (1954- 1974)
PALAVRAS-CHAVES: Intelectual. Educação. Professor Afonso Pereira da Silva. História de Educação
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO: Este estudo tem por objetivo compreender a atuação do professor Afonso Pereira da Silva na educação paraibana nos anos de 1954 a 1974, período que compreender o ano da criação da Fundação Padre Ibiapina pelo educador e o ano que deixou a direção dessa instituição. Inscrito no campo da abordagem teórico-metodológica da Nova História Cultural, busca estudar o educador a partir dos papeis que desempenhou, da atuação como professor e sua ligação com a esfera cultural, das suas práticas sociais, dos meios e lugares de difusão do conhecimento pelos quais ele circulou. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental a luz de autores que se debruçam sobre a Nova História Cultural: Chartier (1994;2002), Le Goff (1990;2011), Pesavento (2003) e Burke (2005; 2011); e sobre o estudo dos intelectuais Sirinelli (1994; 1998; 2003). Apoiamo-nos na concepção da nova história cultural voltada para a divulgação e recepção dos produtos culturais, dialogando com as categorias: itinerários, redes de sociabilidade e circulação de ideias. Trouxemos um debate acerca do intelectual como objeto/sujeito da pesquisa em História da Educação, situando o professor Afonso Pereira da Silva como um intelectual criador e mediador pela natureza de sua atuação nos espaços de circularidade. Nele apresentamos um recorte biográfico da vida do professor Afonso Pereira da Silva, seus itinerários profissionais e o engajamento do educador na expansão da educação na Paraíba através da criação da Fundação Padre Ibiapina e a instalação de escolas. As principais fontes utilizadas neste estudo foram os relatórios elaborados por Afonso Pereira das atividades da Fundação Padre Ibiapina, seus documentos pessoais, suas produções escritas, Atas da Fundação e correspondências, localizadas no acervo do Arquivo Afonso Pereira na cidade de João Pessoa; outras fontes acresceram o estudo como os jornais que circularam na Paraíba e nos estados vizinhos, a legislação educacional e representações pictóricas, as fotografias. O estudo revelou que através de suas práticas, Afonso Pereira contribuiu com o cenário cultural e educacional da Paraíba, atuando especialmente como um agente na expansão da educação primária e secundária na Paraíba através da instalação de escolas num contexto de acentuada carência da oferta de educação no interior do Estado.
Presidente - 1220709 - CHARLITON JOSE DOS SANTOS MACHADO
Interno - 1448877 - JEAN CARLO DE CARVALHO COSTA