PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: KATHY SOUZA XAVIER DE ARAUJO

DISCENTE: KATHY SOUZA XAVIER DE ARAUJO
DATA: 06/10/2021
LOCAL: https://meet.google.com/pmv-eqmc-fic
TÍTULO: ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS NO AMBIENTE HOSPITALAR: UM ESTUDO NA PEDIATRIA DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO LAURO WANDERLEY
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Direito à educação. Pedagogia Hospitalar. Classe hospitalar. Estratégias Educacionais. Crianças e Adolescentes.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial
RESUMO: A pesquisa está vinculada à Linha de Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (CE/PPGE/UFPB). O objetivo central da pesquisa foi conhecer as estratégias educacionais no ambiente hospitalar na pediatria do Hospital Universitário Lauro Wanderley em João Pessoa-PB. Uma questão preocupante que afeta os índices da educação, trata-se do afastamento de muitos alunos por questões de saúde. Rotineiramente um número expressivo de crianças e adolescentes deixam de frequentar as salas de aula por estarem muitas vezes hospitalizadas por longos períodos. Nessa perspectiva, percebe-se como é importante o trabalho em conjunto da educação e saúde, cujos benefícios podem ocasionar na vida de uma criança e/ou adolescente hospitalizado. Trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. O estudo está dividido em duas etapas de construção teórico-metodológica, no primeiro momento foi realizado um levantamento bibliográfico e documental, em prol de um melhor entendimento. Já no segundo momento foi realizada uma pesquisa de campo com aplicação de questionário para maior aprofundamento do objeto de pesquisa. A técnica de coleta de dados deu-se com aplicação de questionário e análise de documentos. Em decorrência da pandemia de Covid-19, reavaliamos alguns pontos da pesquisa e concluímos que seria mais seguro para todas as partes envolvidas realizar a mesma de forma virtual. Sem nenhum prejuízo para o resultado da pesquisa e obedecendo ao documento oficial “Orientações para procedimentos em pesquisa com qualquer etapa em ambiente virtual”, (MS/CNS/CONEP), Brasília, 24/02/2021. Participaram da pesquisa um grupo de 8(oito) pessoas, distribuídas entre profissionais da saúde que atuam na pediatria do HULW, sendo 1 médico(a), 2 enfermeiros(as), e 5 profissionais com graduação e/ou pós-graduação na área de educação que sejam integrantes do projeto “Atendimento psicopedagógico à criança e ao adolescente hospitalizado: trabalho alternativo para o pedagogo” PROBEX-UFPB. A análise dos dados ocorreu através da “análise de conteúdo”, segundo a perspectiva de Bardin (1977). Os principais resultados nos mostram que existe o conhecimento por parte dos participantes da pesquisa à respeito do direito à educação para crianças e adolescentes hospitalizados; Que as estratégias educacionais predominantes na classe hospitalar da pediatria do HULW estão relacionadas à dialogicidade e afeto, ao lúdico e ao uso das tecnologias e que a adequação das estratégias educacionais às necessidades dos alunos/pacientes é fundamental para êxito no processo de ensino e aprendizagem. Os resultados apontaram também que existe relação das estratégias educacionais com a motivação dos alunos/pacientes. Em síntese, a pesquisa sugere maiores estudos e publicações sobre as classes hospitalares e as estratégias educacionais nesse espaço não formal de educação, uma vez que o número de publicações na atualidade ainda é tímido e a escolarização das crianças e adolescentes hospitalizados ou em tratamento domiciliar ainda não se deu de forma efetiva como determinam as leis brasileiras.
Presidente - 338276 - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES
Interno - 1126202 - ADELAIDE ALVES DIAS