PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: VALDENISE LIMA PIMENTEL NOGUEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VALDENISE LIMA PIMENTEL NOGUEIRA
DATA: 28/09/2021
LOCAL: Google Meet - meet.google.com/mme-twze-xxh
TÍTULO: CRIANÇAS QUILOMBOLAS EM UM CINECLUBE ESCOLAR
PALAVRAS-CHAVES: Cineclube escolar. Crianças. Crianças Quilombolas.
RESUMO: Esta pesquisa se propôs a analisar as relações de crianças quilombolas com um Cineclube Escolar. Essa experiência de acesso à cultura, em particular, o cinema na escola, atividade regulamenta pela lei 13.006/14, que estabelece a obrigatoriedade da exibição de, no mínimo, 2 horas mensais de filmes com produção nacional, nas escolas de Educação Básica, chama atenção por apresentar uma dinâmica singular, ou seja, durante as sessões, as crianças quilombolas assistirem aos filmes, exibiram produções audiovisuais de autoria e dialogaram com seus pares e adultos presentes. Cineclubes são espaços de múltiplas aprendizagens mediadas pela cultura. Deste modo, ancorada no nexo entre educação e cinema, portanto, situada no campo das Pedagogias Culturais, estabeleci como objetivo geral: analisar as relações entendidas como participação, emoções/sentimentos manifestas e significados atribuídos ao Cineclube, das crianças quilombolas da Escola José Albino Pimentel com o Cineclube escolar. Tendo em vista uma compreensão mais delimitada deste estudo, elaborei objetivos específicos: Identificar o que é o Cineclube escolar da Escola José Albino Pimentel para as crianças quilombolas; Descrever a participação das crianças quilombolas no Cineclube escolar da Escola José Albino Pimentel; Refletir sobre as emoções manifestadas pelas crianças quilombolas da Escola José Albino Pimentel no Cineclube escolar. Apoiada em autores diversos, dentre os quais destaco alguns, organizei os estudos em três eixos temáticos: Cineclube Escolar – Teixeira, I. A. de C (2012; 2019; 2020), Alves, G. (2010); Crianças – Abramowicz, A. (2012; 2020), Corsaro, W. A. (2011); Crianças Quilombolas – Alves, G. (2015; 2020), Cohn, C. (2013). O desenho metodológico se estrutura em torno de estudos qualitativos, realizado por meio de pesquisa documental, exploratória. Os dados foram produzidos por meio de documentos primários disponíveis no acervo da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental José Albino Pimentel, Conde-PB, lócus da pesquisa, sendo estes: registros de audiovisuais publicizados, relatórios da escola sobre o Cineclube, artigos publicados sobre esta experiência, escritas das crianças participantes sobre o cineclube escolar, além de minhas anotações no caderno campo/memória. Para apreciação dos dados utilizei a análise de conteúdo, conforme apresentado por Bardin (2009). Os resultados dessa pesquisa poderão contribuir com um referencial teórico para o campo da educação e do cinema, mais especificamente, com as práticas cineclubistas.
Presidente - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Interno - 2506180 - JEANE FELIX DA SILVA